O período para a entrega da declaração de IRS tem início no dia 1 de abril, altura em que muitas pessoas já terão tentado fazer as contas para saber que valor vão receber ou pagar. Conhecer os números finais é mais fácil com o simulador desenvolvido pelo ComparaJá.
“Uma ferramenta gratuita, que este ano está também disponível para os trabalhadores independentes, é possível prever já o valor aproximado de reembolso ou do montante a pagar, preparar possíveis pagamentos, verificar a existência de erros e corrigi-los antes da entrega do IRS”, explica a plataforma em comunicado.
Sobre o processo de submissão do IRS, importante recordar a contestação das deduções à coleta, caso seja preciso, para assegurar uma avaliação justa, bem como a escolha das entidades para consignação do IRS e IVA.
O ComparaJá recorda que os PPR têm benefícios fiscais até 20% na dedução à coleta de IRS. Sobre os limites globais de dedução, dependentes do escalão de IRS, é de lembrar que às despesas gerais familiares – luz, água, gás, telecomunicações e supermercado – correspondem um dedução de 35% até 250,00 euros e de 45% até 335 mil euros no caso de famílias monoparentais.
“O incumprimento dos prazos pode resultar em consequências sérias, desde a perda de direitos até multas significativas, que podem ir dos 150,00 euros aos 3.750,00 euros”, alerta a plataforma.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com