‘Rato’ e teclado têm os dias contados? Estes anéis ‘prometem’ uma revolução digital

Este acessório, que está a ser encarado com grande expectativa entre os especialistas em ‘gaming’, foi criado pela Tap System e promete acabar com o teclado e o rato de um computador normal.

Este dispositivo é composto por anéis que se ajustam na base dos dedos. Este deteta as pulsações digitais como entrada de dados, e desta forma permite escrever, jogar e circular como um rato em quase todas as superfícies possíveis. Como estamos no mundo da realidade virtual, o projeto elimina a necessidade de estarmos a olhar para o que escrevemos.

Este acessório, que está a ser encarado com grande expectativa entre os especialistas em ‘gaming’, foi criado pela Tap System e promete acabar com o teclado e o rato de um computador normal.

Apesar do computador ter sido criado há 73 anos, a revolução deste aparelho tem sofrido um maior impacto na vida das pessoas nos últimos 40 anos. Passando de uma máquina pesada para um objeto leve e ergonómico, a verdade é que o teclado e o rato têm estado sempre presentes, seja em separado ou em conjunto.

 

A empresa Tap System, localizada em Pasadena, na Califórnia, criou e desenvolveu um novo dispositivo que funciona quando é ligado via bluetooth a um portátil, smartphone, tablet ou mesmo às televisões de última geração. Criado por Dovid Schick e por Sabrina Kemeny, o aparelho apela a um modo diferente de interação com a tecnologia. Após diversos protótipos, a dupla conseguiu chegar à formula vencedora que está à venda.

Cada movimento que os dedos fazem estão associados a um caracter ou a um símbolo predefinido. Já existem alfabetos configurados mas o utilizador pode modificar o sistema para corresponder ao seu esquema mental. O Tap está configurado para identificar até 120 palavras por minuto, ainda que quem o tenha testado só tenha chegado às 62 palavras devido à configuração do novo sistema. Os fundadores desta tecnologia testaram o equipamento numa sessão aberta à imprensa, onde conseguiu escrever até 54 palavras por minuto, demonstrando assim a utilidade desta tecnologia.

Os criadores consideram que pode vir a ser uma tecnologia em ascensão, mas aguardam a recetividade que pode ter por parte do público. Schick e Kemeny esperam que o dispositivo seja mais conhecido na comunidade dos jogadores, uma vez que pode tornar o seu jogo mais intuitivo. Em setembro, a companhia anunciou que o dispositivo era compatível com os sistemas Windows, estando assim apto para utilizar nos escritórios. Apenas vendido online, esta tecnologia tem um custo de 171 euros e não existem portes de envio associados.

Recomendadas

Saiba como preencher uma queixa no livro de reclamações

Há vários meios para reclamar: o contacto direto com o vendedor/prestador de serviços, o envio de carta registada com aviso de receção ou a queixa no livro de reclamações.

Câmara de Lisboa já cobrou mais de 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses, divulgou hoje a autarquia.

Preços das chamadas para os números 707 e 708 vão baixar até 48%

O regulador estima que a redução de custo destas chamadas vai permitir, “no mínimo, uma poupança anual global para os utilizadores finais na ordem dos seis a sete milhões de euros”.
Comentários