Durante mais de duas décadas, os clubes de futebol europeus têm acumulado biliões em receitas. Contudo, a temporada 2023/2024 fez história, com o Real Madrid a tornar-se o primeiro clube de futebol a ultrapassar a marca de mil milhões de euros em receitas numa única temporada. Enquanto os outros clubes de topo estavam a algumas centenas de milhões dessa meta, a sua receita combinada foi ainda assim impressionante.
De acordo com dados apresentados pela Betideas.com, os cinco clubes com maiores receitas — Real Madrid, Manchester City, Paris Saint-Germain, Manchester United e Bayern Munique — geraram um total combinado de 4,2 mil milhões de euros na última temporada. Isso representa três vezes mais do que os lucros anuais da Uber ou da Adidas e até mais do que o orçamento global de publicidade da Coca-Cola.
Clubes do top 5 geraram 11,5 milhões de euros por dia
Os clubes de futebol da elite europeia estão habituados a receitas astronómicas, mas a temporada 2023/24 elevou esses números a um novo patamar.
O Real Madrid alcançou a marca de mil milhões de euros em receita, uma conquista inédita. O sucesso financeiro do clube na última temporada foi impulsionado pelo recentemente renovado e expandido Estádio Santiago Bernabéu, que aumentou significativamente as receitas de dias de jogo e comerciais.
Contudo, os outros clubes com maiores receitas não ficaram muito atrás. Segundo o relatório Football Money League 2025 da Deloitte, o Manchester City ficou em segundo lugar, com 837 milhões de euros em receita na última temporada. O Paris Saint-Germain, o Manchester United e o Bayern Munique seguiram com 805,9 milhões de euros, 770,6 milhões de euros e 765 milhões de euros, respetivamente. Juntos, esses cinco clubes arrecadaram mais de 4,2 mil milhões de euros.
Para colocar isso em perspectiva, este valor é quatro vezes maior do que o lucro anual do gigante desportivo Adidas e 2,5 vezes mais do que o da Uber. A receita combinada dos cinco clubes é mesmo superior ao total que a Coca-Cola gasta em publicidade num ano. A empresa, conhecida pelo seu enorme orçamento publicitário, gastou 3,5 mil milhões de euros em anúncios no ano passado, ou 700 milhões de euros a menos do que os cinco principais clubes de futebol.
Os clubes de futebol sempre foram grandes players do ponto de vista financeiro, mas comparar as suas receitas com gigantes globais como Adidas, Uber e Coca-Cola nem sempre foi possível. No entanto, a maioria dos clubes registaram um crescimento financeiro impressionante nos últimos anos.
Há apenas cinco anos, o Real Madrid, o Manchester City, o Paris Saint-Germain, o Manchester United e o Bayern Munique geraram coletivamente 2,99 mil milhões de euros, ou 40% menos do que na última temporada. Com as receitas comerciais e de transmissão a dispararem temporada após temporada, este fosso certamente aumentará ainda mais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com