[weglot_switcher]

Recebeu um SMS com reembolso de imposto de 105 euros para si? Fisco alerta para fraude e pede para ignorar

Autoridade Tributária (AT) alerta para mensagens falsas enviadas para o telemóvel a pedir para carregar em links que são fornecidos para receber alegados reembolsos de impostos de 150 euros a contribuintes. Objetivo: Objetivo é “convencer” o destinatário a aceder a páginas maliciosas. Fisco avisa que mensagens “devem ser ignoradas”.
23 Novembro 2020, 16h41

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou nesta segunda-feira, 23 de novembro, os contribuintes, numa mensagem no portal das finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em ‘links’ que são fornecidos.

A AT avisa no Portal das Finanças que “tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens no te​​lemóvel nas quais é pedido que se carregue em links que são fornecidos”, dando conta de que “estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas”

O Fisco alerta que o seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos, alertando os contribuintes: “em caso algum deverá efetuar essa operação”.

Entre os exemplos do corpo das mensagens falsas enviadas, o Fisco refere mensagens alegadamente enviadas pelo Governo português a anunciar direito a reembolso de 105 euros e convidado a seguir um ‘link’ para que o mesmo possa ser processado.

“Reembolso de 150 euros para si”, começa por dizer uma dessas mensagens, continuando com o pedido de envio de reembolso do imposto para que “possamos processar o mais rapidamente” e “clique aqui para aceder ao reembolso”.

A AT recomenda ainda a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.