[weglot_switcher]

Sabia que existem novos símbolos de reciclagem? Conheça a sinalética

Estes novos símbolos representam os passos anteriores à reciclagem ou a deposição do lixo no ecoponto. Assim, será mais fácil a realização dessa reciclagem, considera a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
26 Agosto 2020, 16h35

Sabia que existem novos símbolos de reciclagem? Esta nova sinalética colocada nas embalagens alerta o consumidor para a importância de reciclar.

A simbologia das embalagens foi repensada pela Sociedade Ponto Verde e merece a atenção do consumidor. Os símbolos estão organizados de forma mais completa e informam sobre como agir com os diversos componentes na embalagem.

Estes novos símbolos representam os passos anteriores à reciclagem ou a deposição do lixo no ecoponto. Assim, será mais fácil a realização dessa reciclagem.

A cor amarela continua a referir-se ao material de embalagem, no entanto o modo como se recicla implica mais chamadas de atenção e assim se explica a pertinência destes novos símbolos. Vejamos, por exemplo, uma embalagem de plástico deve ser colocada no ecoponto amarelo, mas deve ser colocada tal como está? Não. Deve ser esvaziada, espalmada, e se for caso disso, ter a tampa no seu lugar.

A finalidade da nova simbologia é proporcionar ao consumidor uma maior facilidade na altura de reciclar, diminuindo as dúvidas sobre como separar e onde colocar, evitando-se que, pelo menos, metade dos resíduos separados e colocados nos ecopontos acabem no aterro.

Em breve haverá mais novidades, nomeadamente um novo contentor destinado apenas para bio resíduos diferenciado pela cor castanha e que procurará tornar-se um fertilizante natural na agricultura. Assim, o seu lixo comum diminuirá de volume.

Seja um consumidor atento, faça reciclagem e ajude a proteger o meio ambiente. Saiba mais aqui sobre o combate ao plástico descartável.

Conte com o apoio da “DECO Madeira” através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e YouTube

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.