A ANACOM revelou, esta segunda-feira, que no 1º trimestre de 2023 registou cerca de 28,5 mil reclamações (4%) contra prestadores de serviços de comunicações.
Segundo a ANACOM “trata-se do primeiro aumento, face ao período homólogo, desde há mais de um ano, motivado sobretudo pelas comunicações eletrónicas, que se mantêm as mais reclamadas, com 20,2 mil reclamações (71% do total de reclamações), mais 5% face ao primeiro trimestre de 2022”.
No que diz respeito às comunicações eletrónicas, a ANACOM aponta que “a Vodafone foi o prestador que registou mais reclamações em termos absolutos, 36% do total, correspondentes a cerca de 7,3 mil reclamações, número que traduz uma subida de 4%”.
Já a MEO, “foi o prestador que registou o maior aumento das reclamações (8%), com 6,1 mil reclamações, sendo responsável por 30% do total de reclamações do sector”.
Em linha com a MEO, a NOS registou “o mesmo número de reclamações, que apresentou uma taxa de reclamação de 1,8 reclamações por mil clientes no 1.º trimestre de 2023 e também viu aumentar as reclamações neste período (+3%)”.
“Ao todo foram apresentadas 2,1 mil reclamações sobre o aumento de preços, mais 1,8 mil reclamações face a igual período de 2022”, indica a ANACOM.
Entre os motivos pelo qual mais reclamaram as pessoas, estão a demora do tratamento de reclamações (liderada pela Vodafone), as falhas no serviço de acesso à Internet fixa (lideradas pela NOS), o aumento do preço do serviço (liderado pela Vodafone) e as falhas na televisão por subscrição (lideradas pela MEO).
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