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Reclamações da banca disparam 20% no trimestre com CGD, BdP e ActivoBank a liderarem

Os consumidores portugueses registaram no Portal da Queixa 1.805 reclamações dirigidas à Banca durante o primeiro trimestre do ano, um aumento de quase 20%, em comparação com o período homólogo de 2023, onde se observaram 1.519 queixas.
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12 Abril 2024, 13h10

No primeiro trimestre do ano, o Portal da Queixa recebeu 1.805 reclamações relacionadas com o setor da banca, um crescimento de quase 20%, em relação a 2023, quando as queixas somaram 1.519.

A CGD, o cartão Universo e MB Way estão entre os mais reclamados nas três categorias analisadas, respectivamente, bancos, cartões de crédito e fintechs.

Mas é o Banco de Portugal que regista a maior subida no número de queixas, 80% face ao ano anterior, com as denúncias por burla a motivarem 47,4% das queixas relacionadas com o regulador.

Débito desconhecido, burla e cobrança indevida de taxas são os principais motivos de reclamação dos consumidores segundo a plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi criada em junho de 2009.

“Entre os principais motivos de reclamação destaca-se o débito desconhecido a recolher 32.6% das ocorrências”, refere o portal da Consumers Trust. Os consumidores referem-se a valores que foram debitados de forma indevida, sem o conhecimento do utilizador.

O segundo motivo mais reportado é a burla (13.4%), onde os consumidores denunciam ter sido vítimas de burlas com cartão de crédito ou através das contas.

Na origem de 10,9% das queixas está a cobrança indevida de taxas ou tarifas.

Já a motivar 5% das reclamações estão problemas com o reembolso, ou seja, a devolução de valores debitados.

Por sua vez, e com um peso de 4.5% no volume total do primeiro trimestre, está o cancelamento de cartão ou serviço, onde os consumidores apontam a dificuldade para efetuar o cancelamento de cartão ou serviços vinculados à conta, como seguros, e empréstimos.

Segundo os dados analisados, na categoria Bancos, a Caixa Geral de Depósitos foi a entidade bancária que somou mais reclamações no primeiro trimestre: 27,8%.

Seguem-se o Banco de Portugal e o ActivoBank, com 10.9% e 10,6%, respectivamente.

A lista completa:

 

Bancos %
Caixa Geral de Depósitos 27.8%
Banco de Portugal 10.9%
ActivoBank 10.6%
Millennium BCP 9.5%
Banco CTT 9.3%
Santander 8.2%
Novo Banco 7.3%
BANCO BPI 5.9%
Banco Montepio 3.8%
Bankinter 2.6%
Crédito Agrícola 1.9%

Já na categoria Cartões de Crédito, o pódio pertence ao cartão Universo a absorver 78,3% das participações. O cartão WiZink foi alvo de 21,5% das queixas e o cartão do El Corte Inglés recolheu 0,2%.

Quanto à categoria Fintechs, Soluções de Pagamento Eletrónico + Bancos Digitais e Apps Financeiras, a análise revela que no Top 3 figuram como as entidades mais reclamadas o MB Way da SIBS (com 30,8%), seguindo-se a Hipay (22,3%) e Moey do Crédito Agrícola (com 11,5%).

Quem tem melhor Índice de Satisfação e Reputação?

Os indicadores no Portal da Queixa apontam as dez entidades com os melhores níveis de performance e com uma reputação avaliada entre Excelente, Ótimo e Bom.

Com um Índice de Satisfação (IS) avaliado pelos consumidores em 94,6 (em 100) lidera o ranking a Ifthenpay. Também com uma reputação “Excelente” e com um IS de 90,4 pontos, surge o MB Way. Em terceiro lugar, o cartão de crédito Universo, um produto Sonae/Bankinter, que se destaca com um IS pontuado em 85,2.

Recorde-se que a 31 de março de 2023 a Sonae comunicou ao mercado ter chegado a acordo com o Bankinter, passando a Universo a ser detida em partes iguais pelas duas instituições.

No ranking das entidades com melhores IS figuram três bancos: o Santander Portugal, o Banco Montepio e o BNI Europa.

 

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