O setor do turismo foi alvo de mais de 4.500 reclamações durante este ano, o que representa um aumento de 17% face ao ano anterior, segundo uma análise do Portal da Queixa.
No total foram 4.654 as queixas recebidas no Portal sobre este setor, sendo as categorias sites e reservas de viagens, com 48%, companhias aéreas, com 20% e sites de reservas de alojamento, com 12%, as mais visadas.
Os principais motivos de reclamação estão relacionados com problemas com pagamentos, que originam 47,14% das queixas. Aqui os consumidores referem casos de ineficácia com pagamentos/ transações, preço em falta ou errado, recusa de reembolso, aumento de preços, problemas com devolução de pagamentos, má gestão de reembolsos e cobrança indevida.
Já o incumprimento de normas e condições contratuais e de segurança é responsável por 15% das ocorrências, sendo relatados casos de incumprimento legais, incumprimentos de regras de higiene, má gestão de garantia e de resíduos, possível fraude e falta de segurança.
A má qualidade do serviço ou instalações é responsável por 13% das reclamações, seguindo-se os problemas com reserva, com 9,18% e as falhas no atendimento ao cliente e comunicação, com 8,04%.
O género feminino é quem mais reclama, com 55,65% a mostrarem a sua insatisfação, juntamente com a faixa etária entre os 25-34, com 27,40%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com