Recuperação das explorações agrícolas da Ponta Delgada deve ocorrer em três fases

A primeira fase inclui a formalização de candidaturas ao PRODERAM 2020, os projetos terão um apoio de 100%, para a reconstituição ou reposição das condições de produção e infraestruturas de caráter individual ou coletivo. Posteriormente serão contabilizados os prejuízos de menor dimensão, que contarão também com apoio do Orçamento Regional. Finalmente, será feita a distribuição de um conjunto de árvores de fruto e sementes para aqueles agricultores que apenas perderam as suas produções.

A recuperação das explorações agrícolas na Ponta Delgada, que foram afetadas pelo temporal de dezembro, deve ocorrer em três fases, confirmou o secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos.

“A recuperação das explorações agrícolas vai decorrer em três fases. Num primeiro momento, através da formalização de candidaturas ao PRODERAM 2020, os projetos terão um apoio de 100%, para a reconstituição ou reposição das condições de produção e infraestruturas de caráter individual ou coletivo. Posteriormente serão contabilizados os prejuízos de menor dimensão, que contarão também com apoio do Orçamento Regional. Finalmente, será feita a distribuição de um conjunto de árvores de fruto e sementes para aqueles agricultores que apenas perderam as suas produções”, disse o governante.

O governante sublinhou ainda que o executivo regional está disponível “para ajudar em todas as outras pequenas situações, de forma a que o potencial agrícola perdido durante as intempéries seja recuperado”, acrescentando que se quer que os agricultores “voltem a produzir aquilo que estavam a conseguir anteriormente às intempéries”.

O secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural visitou a Ponta Delgada, acompanhado pelos técnicos do Governo Regional que estiveram no terreno a fazer o levantamento dos prejuízos. O governante reuniu-se também com o executivo municipal, o presidente de Junta de Freguesia e agricultores locais, para dar conta dos apoios que estão disponíveis para a reposição do potencial produtivo agrícola afetado.

Recomendadas

Licenciamentos registam aumento de 5% na Madeira

Foram concluídos 89 edifícios, no primeiro trimestre, menos 4,3%, face ao período homólogo. Desses edifícios concluídos 66% eram construções novas para habitação familiar.

Miguel Albuquerque: Falta vontade política para assegurar linha marítima entre o Continente e a Madeira

Miguel Albuquerque falava à margem de uma visita ao navio ‘World Voyager’, atracado no Porto do Funchal, e que está registado no Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR). Este é o primeiro navio de cruzeiros a atracar na Madeira desde a paragem pela Covid-19.

Secretários da Madeira e dos Açores com pasta do Turismo querem aprofundar parceria entre os dois arquipélagos

O governante madeirense, Eduardo Jesus, disse que o primeiro encontro entre os dois governantes serviu para “mostrar o grande interesse que a Madeira tem em aprofundar a parceria que existe hoje com os Açores, nomeadamente através da SATA, que nos garante já um voo diário entre os dois arquipélagos”.
Comentários