A recuperação do indicador de sentimento económico na zona euro acentuou-se em junho, seguindo tendência iniciada no mês anterior, fixando-se em 75,5 pontos, revela o Inquérito às Empresas e aos Consumidores, publicado pela Comissão Europeia, esta segunda-feira.
Segundo os resultados do inquérito da Direcção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, o indicador de sentimento económico registou uma subida de 8,2 pontos na média dos países da moeda única e 8,1 pontos na União Europeia, para 74,8, recuperando cerca de 30% das perdas registadas em março e abril.
Na zona euro, a recuperação foi impulsionada por “aumentos significativos na confiança” em todos os setores de negócios, incluindo indústria, serviços, comércio a retalho e construção, assim como entre os consumidores. “Isto contrasta com o mês passado, em que apenas a confiança da indústria e do consumidor melhorou significativamente”, refere o relatório.
O sentimento económico subiu na maioria das economias da zona euro, nomeadamente em França (+9,4 pontos), Holanda (+8,3), Espanha e Itália (ambas +8,2) e na Alemanha (+6,6).
Os dados revelam ainda que o indicador de expectativas de emprego também melhorou significativamente pelo segundo mês consecutivo, ao subir 12,7 pontos para 82,8 na zona euro e 11,9 pontos para 82,7 na União Europeia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com