[weglot_switcher]

Rede internacional de cabeleireiros critica promoção de “prestação de serviços de beleza ao domicílio”

A Jean Louis David, impedida de trabalhar devido às proibições decretadas pelo Governo durante o confinamento geral, “não considera aceitável que esta situação possa existir”, referindo-se à publicação do estudo que aborda o aumento da procura por estes serviços fornecidos em domiciliário.
1 Março 2021, 15h54

A rede internacional de cabeleireiros Jean Louis David insurgiu-se contra um estudo publicado pela plataforma OLX na passada sexta-feira, na qual este mostrava uma crescente procura por serviços de cabeleireiro durante o confinamento. A marca adianta ainda que “já apresentou uma queixa formal às autoridades competentes” para tentar combater a ilegalidade.

A marca de cabeleireiros “vem manifestar o seu profundo desagrado e desaprovação por plataformas online, como o OLX, promoverem prestação de serviços de beleza ao domicílio em período de confinamento geral”, lê-se no comunicado emitido esta segunda-feira pela empresa.

A rede de cabeleireiros, atualmente impedida de trabalhar devido às proibições decretadas pelo Governo durante o confinamento geral, “não considera aceitável que esta situação possa existir”, referindo-se à publicação do estudo que aborda o aumento da procura por estes serviços fornecidos em domiciliário.

“Considera ainda que não é possível que o OLX seja conivente com a marcação de serviços de cabeleireiro e estética ao domicílio em período de confinamento geral, que como é do conhecimento público tem tido um impacto sem precedente a nível social e económico, incluindo no sector dos cabeleireiros”, indica a marca em comunicado.

A Jean Louis David, uma das maiores cadeia de cabeleireiros em Portugal, relembra que “existem muitos salões e profissionais da área dos cabeleireiros que mantêm com esforço as suas obrigações fiscais, cumprindo todas as normas de segurança estabelecidas pela DGS”. Atualmente todos estão de portas encerradas e a cumprir rigorosamente o confinamento geral, como tal não é para a marca admissível que situações como a que vieram a público sejam possíveis e que não haja uma fiscalização mais apertada e punição para estes casos”, lê-se ainda.

Em resposta à critica da rede internacional de cabeleireiros, a OLX indica ao Jornal Económico que “o objetivo deste estudo foi apenas fornecer uma análise aproximada sobre a evolução da procura, oferta e preço médio desses serviços, como qualquer outra análise de marketing que o OLX faz com as suas categorias”.

“O OLX é uma empresa que aposta na Responsabilidade Social e reconhece o seu propósito de contribuir para a sociedade através da promoção do comércio responsável na plataforma e da sua comunidade de utilizadores”, sustenta um porta-voz da plataforma, acrescentando que desde o início da pandemia que “o OLX se posicionou de forma a ajudar o setor empresarial português, nomeadamente as PME, assim como a enfrentar os novos desafios do novo quadro jurídico em vigor”.

O estudo em questão foi publicado no passado dia 26 de fevereiro pela plataforma OLX, tendo sido verificado um aumento de anúncios, pesquisas e respostas no segmento dos cabeleireiros, estética e massagens durante o confinamento, numa altura em que estes serviços se encontram encerrados.

[atualizada às 12:47]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.