A refinaria de lítio prevista para Setúbal está atrasada dois anos. A revelação surge num documento do Banco Europeu de Investimento (BEI) datado de março e revelado esta quinta-feira pelo “Sifted”.
Assim, o projeto Aurora da Galp e dos suecos da Northvolt só deverá entrar em operação em 2028.
Quando foi anunciado em 2022, o consórcio anuncio que o “início das operações deverá ocorrer até ao final de 2025 e o início das operações comerciais está previsto para 2026”.
O BEI está a avaliar investir 825 milhões de euros nesta unidade, que será a maior da Europa quando for inaugurada.
As duas empresas anunciaram o consórcio em 2021, com o objetivo de produzir 32 mil toneladas por ano de hidróxido de lítio, o suficiente para equipar baterias para 650 mil automóveis, por ano.
Contactada pelo Jornal Económico, a Galp/Northvolt disseram que “continuam empenhadas na execução do projeto Aurora”.
“No entanto, devido à natureza e complexidade do projeto, continuam a ser desenvolvidas ações (incluindo acesso a fundos nacionais ou europeus que nos permitam competir com outros projetos e que ainda não estão garantidos) e os estudos indispensáveis para a tomada de decisão final de investimento, o que determinou o atraso na execução do projeto. É também determinante termos confiança sobre a data de início de produção de concentrado de espodumena das minas em Portugal”, segundo o comunicado.
BMW cancela contrato de dois mil milhões com Northvolt
Em junho, foi revelado que a BMW cancelou um contrato no valor de dois mil milhões de euros em baterias para os seus veículos elétricos.
A companhia sueca Northvolt – co-fundada por Paolo Cerruti (na foto) – não conseguiu cumprir os prazos de entrega das baterias, segundo avançou a “Reuters” na altura, citando a imprensa alemã.
Esta semana também foi notícia na Suécia que a empresa estava a rever planos para a construção de uma gigafábrica de baterias no país escandinavo com a capacidade para produzir 100 gigawatt-horas (GWh) de baterias, e empregar até mil trabalhadores.
O objetivo inicial seria arrancar com as operações no final de 2024, contando com uma carteira de encomendas na ordem dos 50 mil milhões de dólares.
A empresa tem uma fábrica em funcionamento no norte da Suécia, uma em construção na Alemanha e tem um projeto para uma fábrica no Canadá.
Em Portugal, a Northvolt tem um projeto para construir uma refinaria de lítio em conjunto com a Galp, o consórcio Aurora.
A unidade industrial vai ficar localizada no Parque Industrial Sapec Bay e implica um investimento de 700 milhões de euros e a criação de 200 postos de trabalho diretos. Ao abrigo do acordo, a Northvolt fica obrigada a comprar 50% da produção anual desta refinaria.
O projeto Aurora vai ter capacidade para produzir o hidróxido de lítio suficiente para equipar 700 mil veículos elétricos, numa capacidade de produção inicial entre 28 mil a 35 mil toneladas de hidróxido de lítio, material essencial para produzir baterias de ião-lítio. Inicialmente, o consórcio luso-sueco tinha ideias de arrancar com a operação até ao final de 2025.
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