[weglot_switcher]

Região Administrativa Especial Oé-Cusse Ambeno (Timor-Leste) reforça contactos e cooperação com a Madeira

O Secretário madeirense das Finanças e da Administração Pública, Rui Gonçalves, recebeu no Funchal uma comitiva do governo de Timor Leste que visitou a Região com o objetivo de reforçar os contatos e a cooperação entre as duas regiões.
25 Maio 2017, 03h02

Segundo o departamento governamental das finanças, a deslocação desta delegação timorense teve por objetivo “conhecer o modelo de organização e funcionamento da Administração Pública Regional, nomeadamente nos ciclos de execução da despesa, da receita e da tesouraria”.

A delegação timorense era liderada pela Secretária Regional das Finanças da Região Administrativa Especial Oé-Cusse Ambeno e da Zonas Especiais de Economia Social de Mercado de Timor-Leste (ZEESM-TL), Leonia Monteiro.

Um dos objetivos estratégicos destas Zonas Especiais criadas em Timor-Leste aponta para “a construção de uma nova centralidade que acolha as entidades dos mais diversos sectores que queiram aderir e exerçam as suas atividades económicas normais, de acordo com o regulamento e benefícios dados para reflexo na economia social, com sustentabilidade e de forma rentável”.

Rui Gonçalves garantiu à referida comitiva timorense ser a Madeira “um bom exemplo” a ser observado na definição do modelo de gestão que está em fase elaboração para ser implementado na Administração Pública, “orientado para a melhoria das condições de vida, para a disponibilização de condições atrativas aos investidores, bem como garantir a credibilidade e da transparência da informação orçamental e financeira”.

A Região Administrativa Especial Oé-Cusse Ambeno em Timor-Leste quer ser servida por um aeroporto próprio

“As áreas das finanças, das infraestruturas, da saúde e da educação são definidas pela governante como prioritárias, pelo que a cooperação com a Madeira permitirá a partilha de boas práticas, dos conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos anos e dos sistemas de informação que sustentam todo o processo de tomada de decisão na Administração Pública”, sublinhou Rui Gonçalves.

Albuquerque convidado

Durante a visita à Madeira, a responsável pela comitiva da Região Administrativa Especial Oé-Cusse Ambeno convidou Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional, a visitar oficialmente Timor-Leste

No encontro com o secretário madeirense das Finanças e da Administração Pública, Leonia Monteiro disse ser sua intenção formalizar um acordo de cooperação “para melhorar os procedimentos de gestão orçamental e patrimonial”, tendo convidado Rui Gonçalves a visitar aquela região timorense.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.