[weglot_switcher]

Registo de novas empresas aumenta 53% e falências sobem 24% na União Europeia no segundo trimestre (com áudio)

O número de novas empresas disparou no segundo trimestre face a igual período do ano passado, mas a tendência do aumento de declaração de falências também se manteve.
Rodeie-se de talento.
25 Agosto 2021, 10h24

O número de registos de novas empresas na União Europeia aumentou 53% no segundo trimestre deste ano face a igual período do ano anterior. Os dados publicados esta quarta-feira pelo Eurostat revelam ainda que o número de declarações de falências na União Europeia cresceu 24% entre abril e junho face ao período homólogo do ano passado.

Os dados do organismo de estatística da União Europeia mostram ainda que quando comparado com o primeiro trimestre deste ano, o número de registos de novas empresas na União Europeia aumentou 5,3% face ao trimestre anterior, enquanto o número de declarações de falências na União Europeia cresceu 1,8% entre abril e junho face aos primeiros três meses do ano.

Tendencialmente, o número de registos de novas empresas na União Europeia aumentou desde 2015 até ao final de 2019. No entanto, a tendência foi quebrada no primeiro e segundo trimestres do ano passado, com uma recuperação no terceiro trimestre, voltando a cair ligeiramente nos últimos três meses do ano. O número de registos voltou a aumentar ligeiramente no primeiro trimestre deste ano.

Paralelamente, o número de declarações de falências tem registado uma tendência de redução nos últimos anos, invertendo consideravelmente a tendência a partir do terceiro trimestre do ano passado. O aumento do número de declarações de falências prolongou-se no quarto trimestre de 2020 e também no primeiro trimestre deste ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.