[weglot_switcher]

Registo Internacional de Navios da Madeira cresce 7,6% no primeiro semestre

O MAR passou a ser o terceiro maior registo internacional do continente europeu, em número de embarcações registadas.
15 Julho 2021, 17h25

Os dados mais recentes apurados revelam que o Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) entre 31 de dezembro de 2020, quando estavam registadas no MAR 730 embarcações, e 30 de junho passado, se verificou um aumento líquido de 56 navios, perfazendo um total de 786 registos. Ou seja, em termos percentuais, em seis meses, o MAR assinalou um crescimento de 7,6%.

Em termos de ranking, embora o MAR já fosse um dos registos mais bem colocados entre os registos internacionais da União Europeia, ao atingir o atual número de embarcações o Registo da Madeira ultrapassou o Registo Internacional da Noruega (NIS), um registo de prestígio mundial e já existente no mercado há mais de 40 anos.

Desta forma, o MAR passou a ser o terceiro maior registo internacional do continente europeu, em número de embarcações registadas.

O Vice-Presidente do Governo Regional, Pedro Calado, sublinhou que “o MAR é parte integrante e indissociável do Centro Internacional de Negócios da Madeira e que o seu crescimento é a prova de que quando existem condições de competitividade equivalentes a Madeira consegue concorrer em pé de igualdade com os grandes “players” do mercado e até ganhar uma quota significativa de mercado”.

Por outro lado, o governante referiu ainda que o Governo Regional se encontra a efetuar diligências junto do Ministério do Mar no sentido de criar melhores condições para que a Administração Marítima Nacional possa dar uma resposta mais ágil e eficiente perante o desafio de um registo em expansão.

Partilhando do mesmo ponto de vista, o Presidente do Conselho de Administração da SDM, Roy Garibaldi, realçou que “esta performance resulta das alterações legislativas há muito reivindicadas pela Região e concretizadas na Assembleia da República em agosto de 2020, sendo também reflexo da intensificação e expansão do MAR nos mercados internacionais por parte da SDM e dos seus parceiros”.

Perspetivando os meses que faltam até o fim do ano, Roy Garibaldi acredita que o MAR continuará a consolidar a sua posição no mercado internacional, na medida em que SDM irá manter uma postura pró-ativa e intensa do ponto de vista comercial e promocional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.