[weglot_switcher]

Regras orçamentais: “Insistimos que seja um verdadeiro debate público”, diz eurodeputada

Relatora do Parlamento Europeu sobre a revisão das regras de governação, Margarida Marques, não quer que debate relançado pela Comissão se feche nas instituições europeias, a quem pede “coerência” face às políticas promovidas.
23 Outubro 2021, 18h00

A eurodeputada socialista Margarida Marques, relatora do Parlamento Europeu sobre a revisão das regras de governação, saúda o “sinal político da Comissão Europeia”, que esta semana reabriu o debate público sobre as regras orçamentais. Mas quer garantir que o debate envolve verdadeiramente diversos atores e não se limita às instituições europeias, enquanto insiste que “não podemos tratar tudo por igual” no que toca às metas para os Estados.

Em declarações ao Jornal Económico, em Estrasburgo, no dia em que a Comissão Europeia relançou a análise da governação económica, Margarida Marques salientou que “insistimos na necessidade que isto seja um verdadeiro debate público, ou seja que não seja um debate que se limita às instituições europeias”. Na prática, Margarida Marques quer garantir que o debate salte verdadeiramente fora da Comissão ou do Conselho e que associe governos e parlamentos nacionais, bem como bancos centrais, instituições independentes, os parceiros sociais, think-tanks, assim como universidades.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.