A partir desta quinta-feira, 1 de outubro, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, de quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20% face ao mês anterior ou de infeção por Covid-19.
Neste contexto, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) alerta os consumidores que quem se encontrar numa destas situações e tenha faturas com pagamentos em atraso, devem “contactar o fornecedor de eletricidade e gás natural no sentido de solicitarem um plano de pagamento em prestações, evitando o corte do fornecimento”.
Os consumidores destes serviços públicos podem pedir ao seu fornecedor um plano de pagamento até 12 prestações mensais, sem juros, com um mínimo de cinco euros e acerto na última prestação.
Para os consumidores abrangidos por estas situações – desemprego, infeção por Covid19 ou quebra de rendimentos do seu agregado familiar igual ou superior a 20% -, o pagamento da primeira prestação terá lugar a partir de 30 de novembro.
É de destacar que basta apenas não pagar uma das prestações para o fornecedor exigir o pagamento das restantes prestações. Se tal não acontecer, o fornecimento pode ser interrompido.
O corte do fornecimento de eletricidade e de gás natural só pode ocorrer após o envio de um pré-aviso, por escrito, com pelo menos 20 dias de antecedência em relação à data prevista do corte.
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