O cancelamento de medidas de captação de investimento estrangeiro através do programa ‘Mais Habitação’ em 2023 por parte do anterior Governo criaram um sentimento de revolta entre promotores e investidores imobiliários, naquilo que consideraram ser um ‘cartão vermelho’ ao regime do Residente Não Habitual (RNH) e Vistos Gold.
No entanto, com a tomada de posse de um novo Executivo estas medidas deverão ser revogadas. Contudo, a questão que se coloca é: Poderá a confiança do mercado internacional em Portugal ser de novo restaurada e com isso o regresso do investimento estrangeiro?
“Quando tivermos os programas efetivos e já a poder comunicar, a procura volta de uma forma muito rápida e o tema da confiança vai-se esbater, porque a verdade é que Portugal nunca saiu do mapa. Não deixámos de ter os clientes internacionais a virem para o nosso país”, refere em declarações ao Jornal Económico (JE), Patrícia Barão, Head of Residential da consultora imobiliária JLL. Apesar desta mensagem positiva, a responsável relembra que Portugal sentiu obviamente um abrandamento e um desconfiar porque acabou com programas que tinham como objetivo a atração de investimento estrangeiro.
“Assim que relançarmos esses programas, imediatamente vamos sentir novamente a procura a funcionar. Acho até que as pessoas vão ter o sentimento de oportunidade, ou seja, temos novamente uma janela de oportunidade em Portugal. Vai ser muito, benéfico para nós continuarmos a ter esta dinâmica da procura”, salienta.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com