A Comissão Europeia deu ‘luz verde’ à venda de 47,5% da plataforma de luxo Yoox Net-a-Porter (YNAP), que pertence ao grupo da dona da Cartier – a Richemont -, ao e-commerce de luxo Farfetch, segundo o ‘El Economista’.
O executivo concluiu que a operação, que é vista como uma das relevantes dos últimos anos no sector, segundo a mesma publicação, não gera problemas de concorrência, tendo em conta o impacto limitado nos mercados em que as empresas atuam. A análise da operação, que foi notificada em meados de setembro, tem sido efetuada nos termos do procedimento habitual nas fusões empresariais.
Nas condições acordadas em agosto do ano passado, a Richemont vendeu também uma parte da YNAP à Farfetch e uma pequena participação de 3,2% à Symphony Global, fundo de investimento dos Emirados Árabes Unidos. Desta forma, o grupo suíço alienou 50,7% das ações da plataforma de luxo que adquiriu em 2018.
Se num primeiro momento a operação foi considerada histórica e os analistas estimaram que criaria um gigante do comércio eletrónico de moda de luxo avaliado em mais de 4,7 mil milhões de euros, a falta de encomendas do mercado norte-americano pode ter impacto na empresa britânica.
Em todo o caso, tal como avançou em comunicado o grupo suíço, a conclusão da operação está sujeita a outras condições em que a Richemont e a Farfetch estão a trabalhar e que serão comunicadas posteriormente.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com