[weglot_switcher]

Regulador europeu de medicamentos autoriza novos locais para produzir vacinas da Pfizer

Território transalpino recebeu ‘luz verde’ da Agência Europeia de Medicamentos para fabricar fármacos. Segundo comunicado da EMA, “uma unidade, estará localizada em Monza, Itália” enquanto a “outra unidade estará situada em Anagni, também na Itália”.
18 Outubro 2021, 17h17

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizou esta segunda-feira dois locais adicionais para a produção de Comirnaty, a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela BioNTech e pela Pfizer.

Segundo comunicado da EMA, “uma unidade, estará localizada em Monza, Itália e ser operada pela Patheon Italia SpA. A outra unidade estará situada em Anagni, também na Itália, e será operada pela Catalent Anagni”.

A EMA diz que estes estes novos sítios vão produzir até 85 milhões de doses adicionais para abastecer a União Europeia (UE) em 2021. Estas recomendações não requerem uma decisão da Comissão Europeia e os locais podem ficar operacionais imediatamente.

No documento, a EMA sublinha que “está em diálogo contínuo com todos os titulares de autorizações de introdução no mercado de vacinas Covid-19, na procura de expandir a sua capacidade de produção para o fornecimento de vacinas. A agência fornece orientação e aconselhamento sobre as evidências necessárias para apoiar e agilizar os pedidos de adição de novos locais ou aumento da capacidade dos locais existentes para a fabricação de vacinas Covid-19 de alta qualidade”.

A EMA também aprovou uma “formulação da Comirnaty”. “Esta formulação não requer diluição antes da administração, estará disponível em embalagens de dez frascos (60 doses) e pode ser armazenada a temperaturas entre 2-8 graus durante dez semanas. A formulação concentrada atual requer diluição antes da administração, está disponível em embalagens com 195 frascos (1.170 dose) e pode ser armazenada a temperaturas que variam entre 2-8 graus”, sublinha a Agência Europeia do Medicamento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.