[weglot_switcher]

Regulador polaco investiga cadeia de supermercados polaca da Jerónimo Martins, a Biedronka

Regulador polaco quer perceber se os dois supermercados coordenaram acordos entre empresas de logística com o objetivo de reduzir a competição e limitar o crescimento salarial dos seus motoristas.
8 Julho 2024, 11h39

O regulador polaco para a defesa do consumidor (UOKiK) anunciou a abertura de uma investigação às cadeias de supermercados Dino Polska e Biedronka, esta última detida pela Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce em Portugal, avançou a “Bloomberg”.

O regulador polaco quer perceber se as duas cadeias de supermercados coordenaram acordos entre empresas de logística com o objetivo de reduzir a concorrência e limitar o crescimento salarial dos seus motoristas.

O UOKiK suspeita que as duas empresas que prestam serviços de transporte à Dino Polska e à Biedronka tenham combinado que não iriam tentar contratar os motoristas uns dos outros. Assim, os trabalhadores ficaram com menor capacidade negocial ou de mudança de empresa.

Segundo informação recolhida pela “Bloomberg”, a Dino Polska e a Biedronka (esta do grupo Jerónimo Martins) podem vir a ser penalizadas com uma multa de até 10% das suas receitas anuais. A Biedronka representou, no primeiro trimestre deste ano, 71,3% de todas as receitas da Jerónimo Martins.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.