[weglot_switcher]

Reino Unido apressa-se para minimizar impacto da falência do Silicon Valley Bank

Mais de 250 tecnológicas britânicas escreveram uma carta ao ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, pedindo a intervenção do governo devido à falência do Silicon Valley Bank.
12 Março 2023, 10h47

O ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, está a trabalhar com o primeiro-ministro, Rishi Sunak, e o governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey, para “evitar ou minimizar o impacto” da falência do Silicon Valley Bank no negócio britânico.

“Apresentaremos um plano imediato para garantir que são cumpridas as necessidades operacionais e de cashflow de curto prazo dos clientes britânicos do Silicon Valley Bank”, afirmou Jeremy Hunt este domingo, citado pela “CNBC”.

O ministro das Finanças disse ainda que o governo está a tratar o assunto com “elevada prioridade”, uma vez que a sua falência pode ter um impacto significativo em algumas empresas. Mais de 250 tecnológicas britânicas escreveram uma carta a Jeremy Hunt pedindo a intervenção do governo, de acordo com a “Reuters”.

O ministro reiterou ainda os comentários feitos pelo Banco de Inglaterra, que disse que o Silicon Valley Bank tem uma presença limitada no Reino Unido e que não desempenha funções críticas para o sistema financeiro.

O Silicon Valley Bank (SVB Financial Group), o 16.º banco norte-americano em dimensão de ativos e um banco próximo das empresas tecnológicas, entrou em insolvência depois de uma corrida aos seus depósitos. As startups e empresas de pequena dimensão, que eram o seu principal mercado, foram os clientes que, em pânico, lideraram esta corrida.

Antes, o banco tinha sido tentado um aumento de capital, mas sem sucesso. A falta de liquidez e de capital acabou por determinar a intervenção do Departamento de Proteção Financeira e Inovação, o qual nomeou a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) como liquidatária da instituição.

Alguns executivos e investidores do sector financeiro estão a alertar para a necessidade de os reguladores encontrarem um comprador para o Silicon Valley Bank durante o fim de semana, temendo que haja um “efeito dominó” noutros bancos regionais norte-americanos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.