O ministro britânico Oliver Dowden anunciou esta quinta-feira que o governo vai mesmo proibir o uso do TikTok em dispositivos eletrónicos governamentais, afirmando que existem riscos sobre o uso dos dados confidenciais, relata a “Reuters”.
“Vamos proibir o uso do TikTok em dispositivos governamentais. Faremos isso com efeito imediato”, avançou o ministro britânico.
Oliver Dowden revela ainda que Londres está a “tentar mudar o sistema em que os dispositivos do governo só poderão aceder a aplicações de terceiros que estejam numa lista pré-aprovada”.
Já no domingo a agência “Bloomberg” avançava que o Reino Unido iria banir o Tik Tok dos telemóveis e computadores oficiais dos responsáveis do Governo, por razões de segurança.
O país junta-se a outros que decidiram dar o mesmo passo. Foi o caso da Bélgica, de instituições europeias como o Parlamento Europeu e Comissão Europeia, e ainda dos EUA e Canadá.
No final de fevereiro, os EUA estabeleceram um período 23e 30 dias para as agências federais eliminarem a rede social Tik Tok, detida por uma empresa chinesa, dos dispositivos do Governo.
O Departamento de Administração e Orçamento da Casa Branca considerou um “passo crítico na abordagem dos riscos apresentados pela aplicação a dados sensíveis do Governo”.
No Canadá, o Executivo aplicou a mesma proibição, afirmando que a rede social representa “um nível de risco inaceitável” para a vida privada e segurança.
A empresa desvalorizou a proibição da aplicação em dispositivos federais e disse estar a desenvolver planos de segurança e privacidade de dados.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com