[weglot_switcher]

Reino Unido foi excluído de reunião em Bruxelas e não gostou

Diplomacia britânica diz que exclusão de um encontro sobre cibersegurança entre os países da União Europeia levantou “questões e preocupações” em Londres sobre o processo de reuniões entre os decisores europeus durante o período de extensão para o Brexit.
  • Stefan Wermuth / Reuters
20 Julho 2019, 11h20

O Reino Unido ainda não abandonou a União Europeia, mas foi excluído da reunião dos Estados-membros sobre cibersegurança, levando a diplomacia britânica a mostrar o seu desagrado, noticia o Financial Times este sábado.

O diplomata britânico, Tim Barrow, enviou uma carta aos responsáveis europeus a criticar a exclusão do país da reunião desde 25 de junho, na qual os países europeus discutiram as avaliações nacionais de riscos das redes 5G, nomeadamente as questões que envolvem a gigante chinesa Huawei.

O representante do Reino Unido em Bruxelas terá assinalado, segundo o jornal britânico, que a exclusão levantou “questões e preocupações em Londres em relação ao tratamento e processo das reuniões” durante o processo de extensão para o Brexit.

“O Reino Unido reconhece que há ocasiões em que os 27 [Estados-membros] precisam de se reunir sob o Artigo 50 sem nós”, refere na carta. No entanto, salienta que nenhuma explicação foi dada sobre os motivos que levaram à exclusão da reunião técnica e de discussão sobre a segurança das redes 5G.

Em março, a Comissão Europeia recomendou que os países europeus avaliassem os riscos de cibersegurança das redes 5G e reforçassem as medidas preventivas. Esta sexta-feira, 19 de julho, a Comissão Europeia adiantou, em comunicado, que as avaliações serão integradas numa avaliação dos riscos à escala da UE que será concluída até 1 de outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.