A nova líder e primeira mulher a liderar o MI6 (serviços secretos britânicos), Blaise Metreweli, vai alertar, citada pelo canal britânico BBC, para a “grave ameaça” representada pela Rússia durante o seu primeiro discurso público previsto para esta segunda-feira.
Durante o seu discurso Blaise Metreweli deverá fazer também alusão à guerra híbrida, dando como exemplos os ataques cibernéticos e drones, suspeitos de serem lançados perto de infraestruturas críticas por agentes russos, considerando este tipo de evento como “uma grave ameaça” representada por uma Rússia “agressiva, expansionista e revisionista”, refere a BBC.
Sobre a guerra na Ucrânia, Blaise Metreweli vai defender que o Reino Unido “mantenha a pressão” sobre o Presidente russo, Vladimir Putin.
De acordo com a BBC, durante o seu discurso Blaise Metreweli vai colocar a área da tecnologia como uma área de relevo dentro da atividade do MI6. Nesse sentido a nova líder dos Serviços Secretos britânicos deve desafiar os oficiais de informação para que dominem a área tecnológica. “Devemos estar tão à vontade com as linhas de código [de computador] como com as fontes humanas, tão fluentes em Python [linguagem de programação] como em várias outras línguas”, salienta o canal britânico.
Esta segunda-feira o Chefe do Estado-Maior da Defesa, Richard Knighton, sublinha a BBC, vai defender uma “abordagem que envolva toda a sociedade” no sentido de se desenvolver a resiliência nacional face às “crescentes” ameaças e incertezas. Richard Knghton deve também anunciar um investimento de 50 milhões de libras (56 milhões de euros à taxa de câmbio atual) em novas escolas de excelência técnica para a defesa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com