O Reino Unido está a preparar-se para a eventualidade de uma guerra com a Coreia do Norte, numa altura em que se aproxima mais um possível testes de mísseis, o que poderá desencadear uma resposta militar dos EUA, adianta o Daily Mail.
Entre os planos de batalha já redigidos pelos militares britânicos – e a que o Daily Mail afirma ter tido acesso – está a antecipação do lançamento do mais recente porta-aviões britânico, o HMS Queen Elisabeth, que pode ser destacado para a península coreana ainda antes de completar os testes de voo necessários, antecipando em cerca de três anos a sua entrada ao serviço.
“Temos vários navios para enviar (…) destroyers Type-45, fragatas Type-23. O mais recente porta-aviões britânico pode entrar antecipadamente ao serviço se a situação descambar”, terá afirmado um membro sénior do governo àquele jornal.
Este não será um cenário inaudito entre as forças armadas do Reino Unido. Na guerra das Falklands HMS Illustrious também entrou antecipadamente ao serviço. “Isso foi uma reação com o intuito de proteger território britânico. Neste caso [Coreia do Norte], o Reino Unido faria parte de uma coligação global. Teremos de ver que apoio poderemos oferecer”, disse fonte da Marinha do Reino Unido ao Daily Mail.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com