Os acordos de hipoteca fixa de cinco anos no Reino Unido passam a ter uma taxa de juro de 6%, o nível mais elevado desde novembro do ano passado, segundo avança o jornal “The Guardian”.
Segundo dados da empresa de informação financeira Moneyfacts, o custo de um contrato de cinco anos para os proprietários de imóveis subiu para 6,01% esta terça-feira. Este é o nível mais elevado desde novembro do ano passado, quando as taxas de hipoteca foram impulsionadas pelo caos do mini-orçamento de outubro do ano passado.
Os credores hipotecários aumentaram as taxas e retiraram negócios depois do Banco de Inglaterra ter aumentado as taxas de juro em meio ponto, para 5% no mês passado, numa tentativa de controlar a inflação.
O Banco de Inglaterra já aumentou as taxas de juro 13 vezes desde dezembro de 2021, mas a inflação permaneceu alta, tendo ficado em 8,7% em maio. O Reino Unido tem como meta oficial da inflação os 2%.
O aumento da taxa básica é uma má notícia para grande parte dos ingleses com contrato de empréstimo à habitação, já que muitos desfrutam, atualmente, de uma taxa inferior a 2%. Este aumento ocorre ao mesmo tempo que os britânicos têm que fazer face ao aumento de preços na energia e nos alimentos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com