[weglot_switcher]

Reitora da Católica é distinguida pelo Papa Leão XIV e eleita presidente de aliança internacional

Na 8ª Assembleia Geral da Federação Internacional de Universidades Católicas, Isabel Capeloa Gil recebeu o título de Dama da Ordem de São Silvestre, por decisão do Santo Padre e foi eleita para presidir à aliança SACRU nos próximos três anos.
30 Julho 2025, 17h50

Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa foi distinguida com o título de Dama da Ordem de São Silvestre Papa, por decisão do Papa Leão XIV.

A insígnia, recebida esta segunda-feira, 28 julho, pelo Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, é atribuída pela Santa Sé a leigos que se tenham destacado no exercício das suas responsabilidades profissionais e no compromisso com a Igreja e com a sociedade.

O louvor ocorre por ocasião da 28ª Assembleia Geral da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), no México, durante a qual Isabel Capeloa Gil foi eleita presidente da Aliança Estratégica das Universidades Católicas de Investigação (Strategic Alliance of Catholic Research Universities, ou SACRU, na sigla em inglês), para um mandato de três anos, até 2028.

Professora catedrática da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Isabel Capeloa Gil é reitora da UCP desde 2016, cumprindo atualmente o seu terceiro mandato. É, desde 2018, também presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), tendo sido a primeira mulher a ocupar este cargo. Desde 2022 que integra o board da European Women Rectors Association (EWORA) e, em 2023, foi nomeada pelo Papa Francisco como conselheira do Dicastério para a Cultura e a Educação. É ainda membro não executivo do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.

Pertencendo a 11 associações científicas internacionais na área dos Estudos de Cultura e das Ciências da Comunicação, Isabel Capeloa Gil tem investigação publicada em sete línguas e é autora de mais de 150 títulos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.