[weglot_switcher]

Relatório preliminar que hierarquiza as três propostas ao concurso do handling está na fase final

O júri do concurso está a finalizar o relatório preliminar que hierarquiza as três propostas ao concurso das licenças de handling lançado pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). Segundo fontes, a Menzies (ex-Groundforce) está à frente na avaliação do júri que consta do relatório preliminar.
5 Agosto 2025, 07h00

O júri do concurso está a finalizar o relatório preliminar que hierarquiza as três propostas ao concurso das licenças de handling lançado pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

As propostas que foram apresentadas por três candidatos são avaliadas conforme os critérios que constam do Caderno de Encargos do Concurso Público.

Na corrida está a SPdH/Menzies, a Acciona que apresentou um proposta sozinha, e o consórcio Clece/South (da International Airlines Group que detém a Iberia). A Swissport desistiu.

Segundo fontes próximas do processo, a Menzies (ex-Groundforce) está à frente na avaliação do júri que consta do relatório preliminar.

A South, empresa de handling da Iberia,  está assim na terceira e última fase do concurso público internacional para a atribuição de licenças de assistência em escala (handling) nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro por um período de sete anos. A revelação foi feita em maio, pelo CEO da South, Miguel Ángel Gimeno, ao jornal espanhol “Expansión”.

A South está em consórcio com  a Clece.

Não foi possível obter comentários da ANAC em tempo útil.

O concurso público internacional para a atribuição de licenças de assistência em escala (handling) nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro por um período de sete anos, foi lançado pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) no ano passado e deveria estar concluído no final de abril deste ano. Composto por três fases, contou com seis concorrentes na etapa inicial, a fase de apresentação das candidaturas e da qualificação dos candidatos.

À segunda fase passaram quatro – Acciona, Clece, SPdH/Menzies e Swissport – ficando pelo caminho a Aviator e a Aviapartner, tal como revelou o Jornal Económico.

Mas depois a Swissport desistiu e não continuou no o concurso público internacional do handling dos três aeroportos portugueses.

Segundo o Caderno de Encargos o procedimento é constituído por três fases: Fase de apresentação das candidaturas e qualificação dos candidatos; Fase de apresentação das propostas e seleção dos concorrentes; e Fase de atribuição das licenças.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.