[weglot_switcher]

REN paga 0,5% para emitir 300 milhões na primeira emissão de dívida verde

A gestora de redes energéticas estreou-se na emissão de obrigações verdes com uma colocação na qual a procura superou a oferta em cinco vezes.
  • Cristina Bernardo
9 Abril 2021, 17h16

A REN – Redes Energéticas Nacionais concluiu esta sexta-feira a sua primeira emissão de obrigações ‘verdes’, com a emissão de 300 milhões de euros em dívida com maturidade a oito anos, tendo pago uma taxa de juro de0,5%, informou a empresa liderada por Rodrigo Costa.

“A procura pela obrigação foi bastante elevada, cobrindo em mais de cinco vezes a quantidade a emitir”, adiantou, em comunicado.

“Ficamos contentes por termos feito a nossa primeira emissão verde e assim alinharmos as nossas estratégias financeira e de sustentabilidade”, afirmou Gonçalo Morais Soares, CFO da REN.

“Quanto aos resultados, demonstram mais uma vez a atratividade da REN nos mercados de capitais, como investimento seguro e com rentabilidade previsível”, acrescentou.

A REN sublinhou que em termos geográficos, a procura chegou essencialmente da Alemanha e França, tendo os investidores portugueses sido responsáveis pelo terceiro maior grupo de interessados. No total da emissão, mais de 60% dos investidores são de cariz verde.

“Esta emissão de obrigações verdes insere-se na regular política de financiamento da REN, mantendo o perfil de empresa sólida e de baixo risco, não alterando a sua política financeira conservadora quevisa consolidar um perfil de crédito Investment Grade”, explicou a REN, recordando que a empres tem um rating BBB atribuído pela Fitch e pela Standard & Poor’s e Baa3 pela Moody’s.

O grupo de bancos responsável pela colocação é constituído pelo BBVA, CaixaBI, ING, J.P. Morgan, Millennium BCP, Santander e o SMBC, todos atuando na qualidade de “joint bookrunners”, afirmou, em comunicado divulgado no site da CMVM

O ING tem ainda o papel de “Green Structuring Bank” pela assessoria prestada à REN no âmbito do processo de elaboração do seu “Green Finance Framework” publicado em Fevereiro último.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.