[weglot_switcher]

Renault e Nissan discutem possibilidade de reativar aliança

As mudanças que existiram nas lideranças da Renault e da Nissan terão contruído para o reatar de negociações para uma possível aliança entre as duas marcas automóveis.
16 Novembro 2025, 15h17

A Renault e a Nissan estão a discutir a possibilidade de reativar a aliança que possuem com 26 anos, depois das mudanças de liderança que existiram entre as duas fabricantes automóveis, e devido à crise financeira vivida pela Nissan, avança este domingo o “Financial Times“.

A mesma publicação sublinha que o antigo CEO da Renault, Luca de Meo, era a favor da redução da participação que a marca automóvel possuía na Nissan, depois de se ter verificado uma degradação da relações entre as duas fabricantes automóveis na sequência da detenção do antigo presidente da Nissan, Carlos Ghosn, em 2018, com o “Financial Times” a citar pessoas próximas do dossier.

A saída de Luca de Meo da Renault, para a Kering, terá levado ao início das conversações sobre uma eventual retoma da aliança entre as duas fabricantes automóveis, de acordo com as fontes ouvidas pelo “Financial Times”.

Recorde-se que em 2023 a Renault deu o ‘sim’ a redução gradual da participação que possui na Nissan de 43% para 10%.

O Financial Times cita um porta-voz da Renault que adiantou que o novo CEO da marca, François Provost e o novo CEO da Nissan, Ivan Espinosa, “mantêm conversas regulares” sobre como cada empresa se pode apoiar, e que este é um “bom sinal” para o futuro da relação.

A mesma publicação adianta que no início deste ano a Renault anunciou planos para adquirir o controlo total da joint-venture que possui na Índia com a Nissan, e que a Nissan está a construir a sua própria versão do Twingo, da Renault, utilizando a plataforma da Renault na sua fábrica de Douai, no norte de França. Além disso Renault e Nissan contam também com uma aliança com a Mitsubishi Motors.

O Financial Times, referindo fonte com conhecimento do dossier, salienta que devem ser anunciados mais projetos entre a Nissan e a Renault. Já a Nissan confirma, citada pela mesma publicação, que Nissan e Renault estavam a “trabalhar em diversos projetos estratégicos de elevado valor”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.