[weglot_switcher]

Renovação das cartas de condução já podem ser feitas através do telemóvel

Numa fase inicial vão ser abrangidos perto de seis mil condutores por mês, que tenham a categoria B, com idade até 50 anos, sem necessidade de atestado médico.
16 Outubro 2023, 08h54

A partir desta segunda-feira já é possível renovar a carta de condução através do telemóvel. Para isso os cidadãos precisam de ter Chave Móvel digital e a aplicação ID.gov instalada no telemóvel para receberem as notificações personalizadas sobre a necessidade de renovação da carta de condução.

Após a entrar na aplicação o processo de renovação é iniciado de forma automática, sendo que os dados relevantes são verificados eletronicamente, sem a necessidade de preencher manualmente os formulários. Em seguida, os cidadãos podem confirmar os detalhes para garantir a precisão das informações, com a nova carta de condução a ser emitida e guardada digitalmente na aplicação ID.gov, onde poderá consultar e verificar a sua validade, a qualquer hora e lugar.

Esta é mais uma medida do programa Simplex do Governo, que numa fase inicial vai ser alargada a perto de seis mil condutores por mês, que tenham a categoria B, com idade até 50 anos, sem necessidade de atestado médico.

A criação desta aplicação resulta da parceria entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e o Instituto da Mobilidade e dos
Transportes (IMT), com o objetivo de simplificar, automatizar e reforçar a proximidade entre os cidadãos e os serviços públicos com a modernização administrativa.

Para não tiver acesso a esta aplicação, encontra-se em vigor um serviço de notificação aos condutores criado pelo IMT em novembro do ano passado, que alerta para a necessidade de revalidação da carta de condução, tendo já sido notificados mais de 280 mil condutores, sendo que 75% renovaram o documento através do IMT online ou num balcão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.