Em 2022 as renováveis geraram poupanças anuais na fatura da eletricidade, em média, de até cerca de 1.600 euros para um consumidor doméstico e de até 160.000 euros para um consumidor não-doméstico. Isto significa que, em média, as fontes de energia renovável permitiram poupar até 133 euros por mês, em média, a cada família portuguesa.

Esta é apenas uma das conclusões do mais recente “Estudo sobre o Impacto da Eletricidade de Origem Renovável”, uma análise da consultora Deloitte para a Associação Portuguesa de Energias Renováveis. O estudo avaliou o impacto e a contribuição da eletricidade de origem renovável na fatura dos consumidores, entre 2018 e 2022, além de analisar muitas outras dimensões.

A produção de eletricidade com base em fontes de energia renovável teve um impacto fortemente positivo no preço suportado pelo consumidor em 2022. Mais. É preciso não esquecer que, em 2022, o preço da eletricidade foi cerca de três vezes superior ao valor registado em 2018, fixando-se nos 168 euros por megawatt hora. Esta subida foi impulsionada pelo aumento dos preços do gás natural.

Ora, a imagem de “sobrecusto” que durante muitos anos esteve colada às renováveis está a ser substituída, ano após ano, pelos “sobreganhos” que permitem poupar na carteira dos consumidores. O ano de 2022 destaca-se com um benefício de cerca de 2,4 mil milhões de euros para o sistema elétrico nacional, ou seja, foi a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis que permitiu não aumentar a tarifa aos consumidores, ao contrário do que ocorreu em toda a europa e até na vizinha Espanha.

Em 2022, se não existisse produção em regime especial, a componente da energia na tarifa aplicada aos consumidores, para a mesma quantidade de eletricidade, teria sido, em média, 262 euros por MWh superior ao verificado.

Este cenário só é possível porque a produção renovável tem, de um modo geral, um custo marginal zero, ou muito próximo do zero, o que contribui para a inserção, no mercado ibérico de eletricidade, de ofertas de eletricidade a um custo inferior no mercado, reduzindo assim o preço em mercado diário da eletricidade em determinadas horas.

As renováveis servem cada vez mais o propósito de proteção ambiental, mas estão também ao serviço das famílias e empresas garantindo preços mais baratos e justos de eletricidade enquanto permitem, paralelamente, caminhar rumo à descarbonização e a uma maior suficiência e segurança energética.