A subida da Euribor , impulsionada pela subida das taxas de juro , sustenta decisivamente a rentabilidade dos bancos . O retorno obtido pelas entidades pelos seus negócios mais típicos com os clientes, ou seja, a diferença entre os juros cobrados pelos empréstimos menos o custo que suportam para remunerar os depósitos, disparou quase 50% em apenas um ano.
Segundo o “El Economista”, esse diferencial com clientes recupera uma margem que não se via desde 2008 ou 2010 e ampliou em grande velocidade frente aos 1,3%-1,7% que marcaram a média no final de 2021.
A alteração da política monetária do Banco Central Europeu (BCE) pôs fim a essa erosão há um ano e a reavaliação dos empréstimos concedidos a taxas de juro variáveis para adaptação à Euribor, quase sem diluição dos depósitos, dada a desinteresse do sector em remunerá-los.
Por entidades, o maior diferencial de clientes corresponde ao Bankinter , com 2,96%; junto com CaixaBank (2,86%) e Sabadell (2,80%), embora entre os bancos listados apenas o Unicaja ainda esteja atrás , com 2,01%
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com