[weglot_switcher]

Repsol faz o primeiro investimento do fundo social. Fundação compra 25% da espanhola Koiki

O fundo Repsol Impacto Social, que tem 50 milhões de euros para empresas sociais ligadas à transição energética em Portugal e Espanha, começou por apostar na distribuição sustentável e na inclusão.
23 Dezembro 2019, 12h42

A Fundação Repsol fechou o primeiro investimento através do seu novo fundo de impacto social. A petrolífera com sede em Madrid entrou no capital da espanhola Koiki, tendo adquirido uma participação minoritária de 25,4% do capital social da empresa de distribuição sustentável que promove a inclusão.

A operação, cujo montante envolvido não foi revelado, torna a Fundação Repsol a acionista de referência da Koiki. Fundada em 2014, esta startup funciona como uma rede de microcentros de última geração, emprega cerca de uma centena de colaboradores de grupos vulneráveis e tem essencialmente duas linhas de negócio: entrega (transporte do que recebe de transportadoras ou lojas online) e porta-a-porta (transporte interurbano de pacotes e inclui a recolha no domicílio do cliente até à entrega no destinatário final).

“O setor da última geração tem um elevado potencial de crescimento em Espanha, impulsionado pela expansão do comércio eletrónico em setores como o farmacêutico, da alimentação ou o têxtil”, refere a Repsol, em comunicado divulgado esta segunda-feira.

O fundo Repsol Impacto Social, que tem 50 milhões de euros para empresas sociais ligadas à transição energética na Península Ibérica, começou por apostar nesta empresa que, neste momento, não opera em Portugal – os 30 centros localizam-se em Madrid, Saragoça, Huesca, Lérida, Girona, Barcelona, Huelva, Almeria, Murcia, Alicante, Valência, Maiorca e Menorca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.