Repsol faz o primeiro investimento do fundo social. Fundação compra 25% da espanhola Koiki

O fundo Repsol Impacto Social, que tem 50 milhões de euros para empresas sociais ligadas à transição energética em Portugal e Espanha, começou por apostar na distribuição sustentável e na inclusão.

A Fundação Repsol fechou o primeiro investimento através do seu novo fundo de impacto social. A petrolífera com sede em Madrid entrou no capital da espanhola Koiki, tendo adquirido uma participação minoritária de 25,4% do capital social da empresa de distribuição sustentável que promove a inclusão.

A operação, cujo montante envolvido não foi revelado, torna a Fundação Repsol a acionista de referência da Koiki. Fundada em 2014, esta startup funciona como uma rede de microcentros de última geração, emprega cerca de uma centena de colaboradores de grupos vulneráveis e tem essencialmente duas linhas de negócio: entrega (transporte do que recebe de transportadoras ou lojas online) e porta-a-porta (transporte interurbano de pacotes e inclui a recolha no domicílio do cliente até à entrega no destinatário final).

“O setor da última geração tem um elevado potencial de crescimento em Espanha, impulsionado pela expansão do comércio eletrónico em setores como o farmacêutico, da alimentação ou o têxtil”, refere a Repsol, em comunicado divulgado esta segunda-feira.

O fundo Repsol Impacto Social, que tem 50 milhões de euros para empresas sociais ligadas à transição energética na Península Ibérica, começou por apostar nesta empresa que, neste momento, não opera em Portugal – os 30 centros localizam-se em Madrid, Saragoça, Huesca, Lérida, Girona, Barcelona, Huelva, Almeria, Murcia, Alicante, Valência, Maiorca e Menorca.

Recomendadas

Alphabet com lucros de 11,25 mil milhões de dólares num terceiro trimestre em que receitas voltaram a crescer

Vindos do primeiro trimestre com uma diminuição de receitas na história da companhia, a empresa-mãe da Google volta agora em força, em parte empurrada pelas verbas associadas à publicidade.

Facebook aumenta lucro no terceiro trimestre impulsionado pela publicidade

A rede social também revela que conseguiu diminuir para metade as despesas relacionadas com “geral e administração”, em grande parte devido ao encerramento de escritórios um pouco por todo o mundo, acompanhando a tendência do teletrabalho.

Amazon com lucros 6,3 mil milhões de dólares, acima das previsões dos analistas

A empresa do homem mais rico do mundo conseguiu lucros e receitas acima das projeções dos analistas, sendo que, para o último trimestre do ano, a empresa antecipa resultados ainda mais fortes, naquela que é uma das maiores ganhadoras na pandemia.
Comentários