[weglot_switcher]

Reservas de hotéis em Portugal em níveis pré-pandemia com turistas internacionais

Em termos regionais, destaque para Lisboa e Porto que “apresentam um forte desempenho” e cujo as reservas aumentaram em 99,35% e 85,2% comparativamente ao ano de 2019.
22 Setembro 2021, 12h32

As reservas de hotéis em Portugal já chegaram aos níveis pré-pandémicos tendo no passado dia 14 de setembro registado uma subida de 100,58% quando comparado com o mesmo período de 2019 e a 19 de setembro uma valorização de 107,51% comparativamente ao período homólogo de há dois anos atrás.

Os dados são da World Hotel Index, da Siteminder, divulgados esta quarta-feira, que informam que “Portugal tem registado um aumento de reservas que estão a ser conduzidas por  visitantes internacionais” e que representaram “este mês 70,27% das reservas de hotéis no país, e que, deverão representar mais de 75% de todas as chegadas de hóspedes em outubro”. Com base na análise dos valores dos mais de 35 mil hotéis onde opera a nível mundial, o índice informa que, em termos percentuais, relativamente às reservas internacionais, Portugal está acima de destinos comparáveis, como França (46,48%) e Espanha (48,05%).

“Com estes valores, Portugal afirma-se como um dos principais beneficiários de uma ampla recuperação do turismo internacional em toda a Europa”, lê-se na nota divulgada, revelando que em Espanha, o aumento do número de reservas em hotéis também atingiu, no passado mês de junho, valores pré-pandémicos, “colocando assim a Península Ibérica mais próxima de completar o  ‘hotel booking reset’, um processo de cinco fase que contempla a recuperação do mercado do turismo.

Mais de 72% dos viajantes que reservaram um hotel em Portugal, nas últimas duas semanas, chegaram ou deverão chegar este mês (27,33%) ou em outubro (45,48%) enquanto cerca de 10% deverá chegar em novembro.

“Os prazos curtos de reserva indicam a dimensão da procura, que vem aumentando desde o início da pandemia, com visitantes portugueses e internacionais aproveitando a oportunidade para viajar novamente”, lê-se no comunicado da SiteMinder.

Em termos regionais, destaque para Lisboa e Porto que “apresentam um forte desempenho” e cujo as reservas aumentaram em 99,35% e 85,2% comparativamente ao ano de 2019. Estes valores de reservas em Lisboa e no Porto são superiores a outras cidades europeias como Paris (78,94%), Roma (61,76%) e Amsterdão (70,46%).

“Através do World Hotel Index, observamos um crescimento sustentado nas reservas de hotéis desde julho e continuamos otimistas com o que está para vir para os hotéis do país”, afirma André Gois, country manager da SiteMinder.  “O aumento da procura faz aumentar a concorrência, e os hoteleiros poderiam beneficiar ao investirem em tecnologia de comércio de hotéis que os ajude a vender, comercializar, gerenciar e expandir os seus negócios de agora em diante”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.