A empresa intermunicipal de gestão de resíduos do Baixo Alentejo Resialentejo prevê um investimento de 11,8 milhões de euros, em 2025, com o objetivo de cumprir as metas traçadas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030).
O plano de investimentos da empresa inclui a construção de uma nova Central de Triagem de Embalagens, que envolve uma verba superior a cinco milhões de euros.
“A infraestrutura irá permitir realizar a triagem das embalagens provenientes dos diferentes circuitos de recolha seletiva de materiais, nomeadamente ecopontos, ecocentros e circuitos de recolha seletiva Porta-a-Porta, para que possam ser encaminhadas para reciclagem”, salienta a Resialentejo.
A expetativa da organização é que esta infraestrutura triplique a capacidade de processamento da empresa. “O novo equipamento conseguirá processar três toneladas de materiais por hora”, diz a Resialentejo.
Entre os investimentos inclui-se também “o incremento da capacidade de tratamento de resíduos indiferenciados, a expansão da rede de ecopontos, a obra de ampliação do Aterro Intermunicipal e intervenções para aumentar a capacidade do canil/gatil que serve os oito municípios do Baixo Alentejo em que a empresa opera. A aquisição de novos equipamentos e viaturas estão também entre as prioridades da Resialentejo para 2025”.
A organização terá também foco em campanhas de sensibilização e educação ambiental, junto da comunidade, através do desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas que incentivam comportamentos mais sustentáveis.
A empresa tem prevista ainda a contratação de mais de duas dezenas de colaboradores.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com