O PS celebra esta quarta-feira, 19 de abril, 50 anos desde a sua criação. E tal como acontece com as famílias, existem sempre zangas e episódios mal resolvidos. A “família” socialista não é exceção. Conheça alguns dados sobre as celebrações, mas também sobre a criação do partido que atualmente forma Governo com maioria absoluta, assim como algumas das polémicas que ensombram esta data.
Quem vai marcar presença nas celebrações?
Esta quarta-feira, o PS comemora os 50 anos da sua fundação com um jantar no pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, com discursos do chanceler germânico, Olaf Scholz, do líder histórico dos socialistas espanhóis, Felipe González, e do secretário-geral do partido e atual primeiro-ministro, António Costa.
Também vão ser oradores neste evento o presidente do PS, Carlos César, e ainda o antigo ministro dos governos de Mário Soares e de António Guterres, mais tarde também presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.
Quem não vai estar?
Tudo aponta para que António José Seguro, antigo secretário-geral socialista, falte ao jantar, mas não será o único que deverá estar ausente. Apesar de algumas vozes que consideraram importante a presença de José Sócrates, o único secretário-geral do PS (além de António Costa) a conquistar uma maioria absoluta para os socialistas, a verdade é que a figura mais controversa do passado recente do Partido Socialista não deverá marcar presença nas celebrações.
No que diz respeito a José Sócrates, o presidente socialista Carlos César anunciou que seriam convidados para as iniciativas das comemorações dos 50 anos da fundação do PS todos os dirigentes que ainda são militantes do partido, critério que deixava de fora José Sócrates. No entanto, o filho principal fundador do PS, João Soares, considerou, em entrevista ao Diário de Notícias, que “Sócrates deve ser convidado”.
“O José Sócrates deve ser convidado, na minha modesta opinião, para todas as iniciativas, como aliás o António José Seguro, também não pode ser esquecido, e o Vítor Constâncio”, disse João Soares.
As comemorações estendem-se até quando?
O programa de comemorações dos 50 anos da fundação do PS vai estender-se até 7 de dezembro de 2024, quando se assinalar o centenário do nascimento do primeiro líder, Mário Soares.
Como e quando nasceu o PS?
Foi a 19 de abril de 1973, em Bad Munstereifel (Alemanha), nasceu o PS devido à urgência de ter uma estrutura organizada que pudesse responder rapidamente a uma rutura do sistema em Portugal. Este novo partido saía do movimento Acção Socialista Portuguesa (ASP), que tinha sido integrado na Internacional Socialista no ano anterior.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com