[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: O desconto nos passes está em risco?

A chegada do passe único soa a presente de primavera para os utilizadores dos transportes públicos, mas as operadoras temem que a redução tarifária lhes cause problemas de tesouraria. Além disso, cinco das seis das 21 Comunidades Intermunicipais adiaram a introdução do novo preço para maio.
23 Março 2019, 11h07

O que temem as operadoras de transportes?

As transportadoras estão apreensivas perante efeitos colaterais da redução tarifária dos passes no seu orçamento. O presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (Antrop) e administrador do grupo Barraqueiro pretende que o Governo compense estas empresas atempadamente, caso contrário arriscam-se “a ficar sem dinheiro para pagar salários e combustível”, de acordo com a notícia avançada pelo “Expresso” na edição deste sábado. Luís Cabaço Martins denuncia que o Estado não pagou no trimestre deste ano e, se a dívida se mantiver, “vai pôr em causa todo o sistema de transportes coletivos”.

Em resposta ao jornal do grupo Impresa, o Governo assegurou que as empresas serão pagas. “As transferências serão feitas atempadamente, inclusive com adiantamento, logo a partir de abril”, disse José Gomes Mendes. O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente referiu ainda que “os pagamentos têm sido feitos de acordo com as previsões feitas em Orçamento do Estado” e que “sempre que há variações na procura, é necessário fazer a respetiva análise e, cumprindo os calendários orçamentais, proceder aos pagamentos devidos”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/passe-maximo-de-40-euros-arranca-em-abril-conheca-os-novos-passes-da-grande-lisboa-423062

Houve adiamentos na redução do preço dos passes?

Sim. Fonte do Ministério do Ambiente disse à agência Lusa que cinco das 21 Comunidades Intermunicipais (CIM) – que ficarão de definir localmente qual o valor do desconto que aplicarão nas viagens – adiaram a redução para maio. Trata-se de Leiria, Terras de Trás-os-Montes, Alentejo Litoral, Algarve e Tâmega e Sousa. Os portugueses que residem nas outras CIM começam a pagar menos pelos transportes no próximo dia 1 de abril, incluindo aqueles que moram nas duas maiores Áreas Metropolitanas (de Lisboa e do Porto).

Quem beneficiará dos descontos nos transportes?

O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente disse esta semana que, a partir de 1 de abril, cerca de 85% dos portugueses já beneficiarão de descontos nos transportes, uma percentagem que deverá atingir os 100% no primeiro dia de maio. O governante referiu ainda que mais de 80% da verba do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) será utilizada para “redução transversal a todos os passageiros”, mas existem outras medidas adotadas pelas autoridades de transportes, como gratuitidade para jovens, reduções para idosos e passes família. A iniciativa está inserida no PART, que conta com 104 milhões de euros do Fundo Ambiental, através do Orçamento do Estado, e terá a comparticipação de 12 milhões de euros dos municípios.

https://jornaleconomico.pt/noticias/costa-reducao-de-precos-dos-passes-vai-beneficiar-85-dos-portugueses-423187

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.