O milionário norte-americano Elon Musk, está no centro de uma nova investigação, desta vez no Brasil. A polémica entre um juiz Alexandre Moraes, que lidera o Supremo Tribunal brasileiro, e o dono da rede social ‘X’ iniciou-se no fim de semana, depois de Musk criticar o tribunal sobre a forte censura que tem exercido na sua rede social.
O que deu início a esta ‘batalha’?
A nova ‘batalha’ judicial do dono da rede social ‘X’ iniciou-se depois de Musk ter passado várias semanas a criticar o supremo Tribunal brasileiro, por este fazer algumas exigências sobre as notícias falsas da rede social. No fim de semana passado o norte-americano afirmou que não iria cumprir com as ordens judiciais de bloquear perfis de utilizadores no X e pediu a demissão do juiz Alexandre Moraes.
Qual a origem dos ataques de Musk ao juiz?
As acusações de Musk vêm no seguimento de uma publicação de um jornalista norte-americano, Michael Shellenberger. Na qual o jornalista alega que o juiz brasileiro exigiu ao Twitter (antigo X) a partilha de dados pessoais, entre outras informações dos utilizadores que realizaram posts impróprios.
O juiz é ainda acusado de pedir para censurar publicações de políticos com os quais não concorda, nomeadamente de apoiantes do ex-presidente, Jair Bolsonaro.
Qual foi a posição do juiz Alexandre Moraes?
O juiz decidiu alargar a sua investigação sobre a rede social. Numa investigação chamada ‘milícias digitais’, termo aplicado a pessoas acusadas de espalhar desinformação online para atacar instituições democráticas no Brasil.
Relativamente ao não bloqueio das contas, o juiz afirmou que caso não aconteça vai impor multas de, aproximadamente, 18 mil euros diários por cada perfil que a rede social desbloquear.
Qual a posição do Brasil nesta situação?
Perante esta ‘guerra aberta’ entre os dois, não é claro que posição o país toma, no entanto vários políticos de direita apresentaram um manifesto em defesa de Musk, e pedem a demissão do juiz. Já a hashtag “Impeachment” esteve nos trends da rede social no Brasil.
O que é que esta ‘guerra’ pode significar para o Brasil?
Na opinião de Musk, perante a sucessiva censura aplicada pelo Brasil à rede social, e caso vá para a frente com o incumprimento das medidas judicias, o ‘X’ pode vir a perder todas as suas receitas no Brasil, e, provavelmente, terá de encerrar os escritórios no país. No entanto, o dono da rede social afirma que “os princípios são mais importantes que os lucros”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com