[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: Que impacto pode ter a inclusão de Portugal nos corredores aéreos do Reino Unido para o turismo português?

Portugal foi admitido no corredor aéreo do Reino Unido, o que significa que os cidadãos residentes no Reino Unido que voem com proveniência de Portugal já não terão de cumprir um período de quarentena.
20 Agosto 2020, 17h45

Quando é que entra em vigor esta inclusão de Portugal nos corredores aéreos britânicos?

A partir das 04:00 horas de 22 de agosto de 2020, os passageiros que cheguem a Reino Unido vindos de Portugal (incluindo das regiões autónomas da Madeira e dos Açores) já não vão precisar de se autoisolar, desde que não tenham estado ou transitado por outros países não isentos nos catorze dias anteriores à sua chegada. Os passageiros que cheguem ao Reino Unido antes desta data terão de cumprir o período completo de 14 dias de autoisolamento.

Apesar de Portugal ter sido incluído, ainda há alguma obrigação a cumprir para quem chega ao Reino proveniente de Portugal?

Todos os viajantes que chegam ao Reino Unido, incluindo aqueles de destinos isentos, continuarão a ter de preencher um formulário localizador de passageiros (passenger locator form) à chegada ao Reino Unido, a não ser que façam parte de um pequeno grupo de isenções.

O que significa a integração de Portugal na lista de corredores aéreos do Reino Unido?

Com a admissão na lista de corredores aéreos do Reino Unido, Portugal passa a estar abrangido pela ausência de obrigatoriedade de quarentena de todos os cidadãos que cheguem a partir de território português. Até agora todas os cidadãos britânicos e estrangeiros que chegam de outros países ao Reino Unido são obrigados a permanecer em isolamento durante 14 dias, com excepção dos países que integram esta lista, oficializada a 6 de julho.

De que forma justificou o Reino Unido a decisão?

O Governo britânico já confirmou que irá incluir Portugal, depois da notícia avançada pelo Guardian, justificando que “os dados também mostram que agora podemos adicionar Portugal aos países INCLUÍDOS nos corredores aéreos”, deixando, no entanto, o alerta de que “como acontece com todos os países nesta lista” a situação se poder alterar “rapidamente”.

Qual tem sido a posição de Portugal sobre a exclusão do país desta lista?

O Governo português tem sido ativo na pressão junto das autoridades britânicas para abrir um “corredor aéreo” para Portugal. A 28 de julho depois do governo britânico ter alterado a lista dos corredores aéreos, mas mantido a exclusão de Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros lamentou que “Portugal não tenha sido acrescentado à lista de países em relação aos quais o Reino Unido não exige quarentena. É uma decisão não fundamentada nem suportada pelos factos”.

De que forma são punidas as transgressões?

As transgressões serão puníveis com multas de mil libras. , estando isentas pessoas vindas da Irlanda, motoristas de transportes de mercadorias, médicos que estejam envolvidos no combate à pandemia de covid-19 e trabalhadores agrícolas sazonais.

Quanto representam as dormidas dos britânicos em Portugal?

O Reino Unido é dos principais parceiros de serviços de Portugal, através do turismo. Portugal recebe em média 2,5 milhões de britânicos todos os anos, que representaram quase 20% das dormidas de estrangeiros em 2019.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.