Os países membros da OPEP+ continuam em negociações para estabelecer as políticas relativas à produção de petróleo em 2024, sendo que para quinta-feira está agendada uma reunião particularmente importante para este propósito. Anteriormente marcada para o passado domingo, a reunião foi adiada, causando instabilidade no mercado.
De acordo com os relatos que surgiram aquando do adiamento, a decisão terá estado ligada a um desacordo respeitante aos níveis de produção dos membros africanos. Ainda assim, fontes citadas pela “Reuters” referem que as conversas estão agora num ponto mais próximo de alcançar o consenso e, assim sendo, não se espera um novo adiar da reunião.
Em causa está o nível de oferta colocada no mercado por aqueles países, sendo este um fator com impacto direto no preço dos produtos petrolíferos. Ora, como consequência da maior oferta disponível, os preços têm estado em queda.
De recordar que o barril de Brent atingiu os 98 dólares no final de setembro e desde aí verificou-se uma redução acentuada. As negociações aproximam-se agora dos 83 dólares por barril.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com