[weglot_switcher]

Revendedores de combustíveis receiam que descida do ISP “fique aquém” do necessário para travar mais subidas (com áudio)

Anarec reitera esta segunda-feira o apelo ao Governo para avançar com uma revisão “mais significativa” da tributação dos combustíveis e alerta para o aumento do preços dos bens essenciais do dia a dia.
18 Outubro 2021, 14h09

A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec) teme que a redução de até dois cêntimos no Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), anunciada pelo Governo na sexta-feira, fique “bastante aquém” do que é necessário para travar a subida dos preços dos combustíveis e o impacto que terá no aumento dos valores de todos os bens essenciais para os consumidores.

Ainda assim, as bombas de abastecimento dizem que “folgam em saber” que o Ministério das Finança, através do secretário de Estado António Mendonça Mendes, “finalmente” tenha dado atenção a este assunto, agindo com uma medida que entrou em vigor logo no dia seguinte (este sábado).

“É deveras preocupante, também, o impacto indireto que a subida do preço dos combustíveis vai ter nas famílias e empresas portuguesas. Não tenhamos dúvidas de que os preços dos bens essenciais ao nosso dia a dia, e das matérias-primas e afins irá aumentar, e o Governo deve ser responsabilizado por isso, se não tiver uma atuação mais firme e tomar medidas efetivamente eficazes para travar a subida galopante”, alerta a Anarec.

Num comunicado assinado pelo presidente da associação, Francisco Albuquerque, a Anarec reitera esta segunda-feira o apelo ao Executivo para avançar com uma revisão “mais significativa” da tributação dos combustíveis.

“A carga fiscal que incide sobre os mesmos é muito penalizadora para as famílias e empresas portuguesas e, em particular, para os nossos associados da zona de fronteira com Espanha, que vivem com muitas dificuldades devido ao diferencial do preço, tendência que se acentuará ainda mais, com a nova subida dos preços”, advertem os revendedores de gasolina e gasóleo.

Desde anteontem que o ISP desceu dois cêntimos por litro na gasolina e um cêntimo por litro no gasóleo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.