[weglot_switcher]

Revista Time coloca luso-britânica Farfetch entre as empresas mais influentes do mundo

A plataforma digital de venda de moda de luxo, primeiro unicórnio português, é a única empresa com ADN português a figurar na lista, que inclui nomes como a Apple, Nike, Microsoft, Airbnb, Tesla, Twitter, Zoom entre muitas outras.
27 Abril 2021, 16h47

A revista “Time” revelou a lista das 100 empresas “mais influentes do mundo” onde figura a tecnológica luso-britânica Farfetch. Para a criação da lista, a publicação solicitou nomeações de todos os sectores de atividade, desde a saúde ao entretenimento, transportes, tecnologia e outros, a editores e correspondentes em todo o mundo, bem como a especialistas da indústria.

As empresas presentes na lista foram avaliadas segundo os seguintes critérios: relevância, impacto, inovação, liderança, ambição e sucesso.

A plataforma digital de venda de moda de luxo, primeiro unicórnio português (vale mais de mil milhões de dólares), é a única empresa nacional a figurar na lista, que inclui nomes como a Apple, Nike, Microsoft, Airbnb, Tesla, Twitter, Zoom entre muitas outras.

“O resultado é uma gama diversificada de 100 instituições, desde a startup de tecnologia que projeta uma maneira mais inteligente de reciclar até à empresa de criptomoedas que re-imaginou o futuro do dinheiro e os titãs da indústria farmacêutica que criam as vacinas de amanhã (e hoje)”, refere a revista “Time”.

A Farfetch encerrou 2020 com receitas de 1,7 mil milhões de dólares, o que representa um crescimento da ordem dos 64% em relação ao ano anterior. No último trimestre de 2020, o grupo liderado pelo português José Neves atingiu os lucros ao nível do EBITDA ajustado pela primeira vez.

De qualquer modo, os lucros depois de impostos no final de 2020 atingiram os 3,3 mil milhões de dólares negativos, que comparam com os 373 milhões negativos do ano anterior. Elliot Jordan, CFO do grupo, disse sobre esta matéria que “o prejuízo reportado após impostos de 2,3 mil milhões de dólares no quarto trimestre e de 3,3 mil milhões no final do ano, reflete o impacto não monetário das obrigações convertíveis (convertible notes)”.

Um dos lançamentos importantes deste ano foi o da loja digital no Tmall Luxury Pavilion do Grupo Alibaba. Com este lançamento, os 779 milhões de consumidores da empresa chinesa passam a ter acesso a produtos de mais de 3.500 marcas de luxo do mundo, sendo que 90% destas marcas estão presentes no Tmall pela primeira vez através da empresa portuguesa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.