[weglot_switcher]

Rio acusa Centeno de “inverdades” e desmente números da execução de investimento da Câmara do Porto

Em reação aos números apontados por Mário Centeno, o líder social-democrata considerou que “está aqui em causa é o desplante de inventar um número e dizer um disparate”.
7 Janeiro 2020, 18h39

O presidente do PSD respondeu esta terça-feira aos números apontados pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, relativos à execução do investimento público durante a gestão de Rui Rio na Câmara Municipal do Porto (CMP).

“Em 2009 foi de 89,4%, em 2010 de 83,2%, em 2011 de 83,9% e no seguinte diminuiu para 43,3%. No último ano, até ter saído, foi de 79,1%. Muitos longe dos 16%”, disse Rui Rio, no encerramento das jornadas parlamentares do partido, no qual anunciou o voto contra na generalidade da proposta do Orçamento do Estado para 2020.

Mário Centeno utilizou esta segunda-feira a gestão de Rui Rio na Câmara do Porto para defender a não execução total do montante máximo previsto nos últimos orçamentos. Numa audição da Comissão de Orçamento e Finanças, para apresentar o Orçamento do Estado para 2020, no Parlamento, o ministro da tutela respondeu às críticas do deputado do PSD Afonso Oliveira, nomeadamente sobre o investimento, referindo que “apenas 16% do investimento na Câmara do Porto foi executado no último ano em que o Dr Rui Rio geriu”, disse.

O líder social-democrata considerou que “está aqui em causa é o desplante de inventar um número e dizer um disparate”.

“Porque ele ou não percebe nada disto ou inventa, porque não tem resposta para dar à evaporação de 590 milhões de euros”, acusou, dizendo que ou a verba está cativa “e há problema de transparência” ou a ser executada “deixa de ser superavit”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/centeno-versus-psd-apenas-16-do-investimento-na-camara-do-porto-foi-executado-no-ultimo-ano-em-que-rui-rio-geriu-531960

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.