Rio acusa Centeno de “inverdades” e desmente números da execução de investimento da Câmara do Porto

Em reação aos números apontados por Mário Centeno, o líder social-democrata considerou que “está aqui em causa é o desplante de inventar um número e dizer um disparate”.

O presidente do PSD respondeu esta terça-feira aos números apontados pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, relativos à execução do investimento público durante a gestão de Rui Rio na Câmara Municipal do Porto (CMP).

“Em 2009 foi de 89,4%, em 2010 de 83,2%, em 2011 de 83,9% e no seguinte diminuiu para 43,3%. No último ano, até ter saído, foi de 79,1%. Muitos longe dos 16%”, disse Rui Rio, no encerramento das jornadas parlamentares do partido, no qual anunciou o voto contra na generalidade da proposta do Orçamento do Estado para 2020.

Mário Centeno utilizou esta segunda-feira a gestão de Rui Rio na Câmara do Porto para defender a não execução total do montante máximo previsto nos últimos orçamentos. Numa audição da Comissão de Orçamento e Finanças, para apresentar o Orçamento do Estado para 2020, no Parlamento, o ministro da tutela respondeu às críticas do deputado do PSD Afonso Oliveira, nomeadamente sobre o investimento, referindo que “apenas 16% do investimento na Câmara do Porto foi executado no último ano em que o Dr Rui Rio geriu”, disse.

O líder social-democrata considerou que “está aqui em causa é o desplante de inventar um número e dizer um disparate”.

“Porque ele ou não percebe nada disto ou inventa, porque não tem resposta para dar à evaporação de 590 milhões de euros”, acusou, dizendo que ou a verba está cativa “e há problema de transparência” ou a ser executada “deixa de ser superavit”.

Centeno versus PSD: “Apenas 16% do investimento na câmara do Porto foi executado no último ano em que Rui Rio geriu”

Ler mais
Relacionadas

Rui Rio anuncia que PSD vai votar contra o OE2020

Presidente do PSD considerou que a proposta do OE2020 “não tem rumo estratégico”, considerando que “tem uma táctica, que é anunciar um conjunto de medidas simpáticas que se prende com redistribuição de rendimentos”.

Rio diz parecer “absolutamente evidente” que há aumento da carga fiscal no OE2020

O presidente do PSD, Rui Rio, disse hoje “parecer absolutamente evidente” que a proposta de Orçamento do Estado para 2020 aumenta a carga fiscal, mas recusou comentar o documento em detalhe ou antecipar o sentido de voto.
Recomendadas
jorge_costa_bloco_esquerda_1

Bloco quer ouvir ERSE no Parlamento sobre ganhos de elétricas resultantes da pandemia

O deputado bloquista, Jorge Costa, requereu nesta segunda-feira, 11 de maio, a audição da ERSE sobre a dimensão dos ganhos dos comercializadores de eletricidade resultantes da pandemia Covid-19 e a forma adequada de os tributar.

CDS apela a António Costa que pague o reembolso do IRS

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, apela ao primeiro-ministro que a administração fiscal devolva o imposto que foi retido a mais às famílias. Apelo surge numa altura em que, segundo os últimos dados oficiais, com perto de 3,3 milhões de declarações de IRS entregues, reembolsos chegaram a 329 mil contribuintes.

Bloco volta a entregar proposta para que injeções no Novo Banco tenham autorização do Parlamento

Bloquistas já tinha proposto na discussão do Orçamento do Estado para 2020 que as transferências para o Novo Banco tivessem que passar pelo Parlamento. Catarina Martins critica Mário Centeno e anuncia que o partido irá entregar uma nova proposta no mesmo sentido.
Comentários