A cerveja Guinness, produzida pela Diageo, lidera o mercado no Reino Unido. Mas pode vir a perder terreno para as rivais, depois de uma subida de preços ter afastado alguns clientes.
A Diageo quer que a sua marca líder, a cerveja Guinness, continue a crescer rapidamente, estando a apostar numa alternativa sem álcool. No entanto, a subida dos preços está a afastar alguns clientes britânicos e a abrir a aporta a algumas rivais como a Heineken, escreve a “Reuters”.
O crescimento a dois dígitos da Guinness nos últimos anos chamaram a atenção de rivais, nomeadamente da principal produtora de cervejas, a Anheuser-Busch InBev, que querem concorrer mais de perto com a marca da Diageo.
Uma maior concorrência que pode ganhar força numa altura em que a subida dos preços da Guinness afastou clientes como Shane Ranasinghe, que gere sete pubs no sul de Londres. À “Reuters”, o responsável disse ter começado a puxar pelas rivais da marca, em particular pela Heineken, numa tentativa de afastar a Guinness do domínio neste mercado. “No início não foi fácil, mas agora uma em quatro cervejas vendidas são Murphy’s”, da Heineken, disse.
As vendas de cerveja cresceram 12% no Reino Unido em 2023, lideradas pela Guinness, de acordo com dados da associação que representa o setor. O Reino Unido é o maior mercado global de cerveja, avaliado em 971 milhões de dólares no ano passado.
As vendas de cerveja da Diageo alcançaram os 4,1 mil milhões de dólares no ano 2023-2024, não publicando dados detalhados para a Guinness.