[weglot_switcher]

Rival da Nvidia instala primeiro centro de dados na Europa

A Groq quer dar resposta à procura por serviços ligados a IA no continente europeu, a par de outras tecnológicas americanas. Com isto em perspetiva, vai instalar-se em Helsínquia, na Finlândia.
Jonathan Ross é o CEO da startup Groq
7 Julho 2025, 11h45

A Groq é uma das principais candidatas a destronar os serviços da Nvidia. Prova disto é que já foi mencionada por Jensen Huang, o CEO daquela que é a empresa com a maior capitalização de mercado em todo o mundo. Agora, prepara-se para se estabelecer pela primeira vez na Europa.

A Groq é uma startup e prepara-se para instalar um data center (centro de dados) em Helsínquia, na Finlândia, em parceria com a Equinix. A informação foi comunicada pela própria empresa.

A decisão segue a linha de outras que foram tomadas no passado por firmas do mesmo ramo, que se tem virado para o mercado europeu nos últimos anos. De resto, os países nórdicos têm reunido a preferência de muitas destas empresas, fruto da grande abrangência das energias renováveis, assim como os climas frios.

A Groq está avaliada em 2,8 mil milhões de dólares e conta com braços de investimento da Samsung e da Cisco. Desenvolve um chip a que chama Unidade de Processamento de Linguagem (LPU, na sigla em inglês), que está treinado para que a IA (os chatbots, por exemplo) possa dar uma resposta cada vez mais rápida às instruções que recebe.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.