A Perplexity AI, rival do ChatGPT, reviu o acordo de fusão que ofereceu à ByteDance, proprietária da TikTok, disse, esta segunda-feira, o “El Economista”.
A proposta, que consistiria inicialmente na criação de uma nova empresa com a junção da Perplexity e da divisão norte-americana do TikTok, propõe agora um novo passo: uma saída imediata de bolsa para que o Governo dos EUA adquira 50% da nova entidade.
O novo acordo propõe que a ByteDance ceda a rede social TikTok e mantenha o algoritmo de recomendação – responsável pelo rápido crescimento da rede social – em troca de que os investidores recebam ações da nova empresa resultante da operação.
O dinheiro necessário para concretizar a fusão viria de investidores terceiros que forneceriam o capital para o pagamento de um único dividendo aos investidores da ByteDance. O custo da operação é desconhecido, mas as estimativas iniciais falam em pelo menos 50 mil milhões de dólares (47,7 mil milhões de euros) para comprar o TikTok. A única negociação comparável a este cenário foi a compra do Twitter por Elon Musk m 2023, cujo valor ascendeu a 44 mil milhões de dólares (42 mil milhões de euros).
Uma vez concluída a fusão e o pagamento à ByteDance pelo TikTok, a nova empresa resultante abriria o capital com uma oferta pública de pelo menos 300 mil milhões de dólares (286 mil milhões de euros). Neste momento, Washington entraria em cena, adquirindo até 50% das ações do TikTok.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com