[weglot_switcher]

Rui Oliveira Neves, ex-diretor jurídico da Galp, volta à Morais Leitão como sócio

O advogado regressa ao escritório liderado por Nuno Galvão Teles depois de ter estado a liderar o departamento jurídico da Galp Energia, empresa da qual saiu em setembro, apurou o Jornal Económico.
10 Novembro 2021, 20h48

O advogado Rui Pedro de Oliveira Neves, que esteve na Direção Central de Serviços Jurídicos da Galp Energia até setembro, vai voltar à sociedade Morais Leitão (ML) como sócio, oito anos depois de ter saído deste escritório para a petrolífera, apurou o Jornal Económico.

O regresso à advocacia societária do ex-diretor jurídico da Galp e docente convidado da faculdade de direito da Universidade Católica acontece cerca de dois meses após renunciar ao cargo na empresa energética e para uma casa que conhece bem, onde havia estado 14 anos, no departamento de Direito da Energia.

A nomeação de Rui Oliveira e Neves como sócio terá sido formalizada em Assembleia Geral (AG) realizada esta quarta-feira. Na mesma AG, a sociedade promoveu oito dos seus associados a sócios de indústria e sócios contratados devido ao seu “extraordinário” talento, conforme anunciou publicamente esta tarde.

Os novos sócios de indústria deste ano são especializados em corporate/private equity, Direito Fiscal, reestruturação e insolvência/contencioso e banca e finanças, “refletindo de perto a natureza full service” da sociedade liderada por Nuno Galvão Teles. Já os mais recentes quatro sócios contratados trabalham nas áreas de bancário e financeiro, petróleo e gás, shipping, comercial/societário, Direito Internacional, corporate/private equity e Propriedade Intelectual.

Quem foram os advogados nomeados hoje ‘partners’ da ML?

Diana Ribeiro Duarte – Tem desenvolvido a sua atividade profissional essencialmente nas áreas de M&A e private equity. O seu trabalho nestas áreas tem-se centrado, de forma crescente, na assessoria a investidores quer de tipo private equity quer de tipo M&A estratégico, desde os tradicionais buyouts (incluindo take privates), fundos de infraestruturas, fundos de pensões, grandes negócios de base familiar e outros gestores de ativos alternativos, em transações privadas (investimentos e desinvestimentos), joint ventures e aquisições minoritárias. A Diana tem estado envolvida em algumas das aquisições ou vendas mais relevantes do mercado português, que envolveram investidores de private equity e sponsors de outra natureza, atuando por exemplo nos setores de saúde, infraestruturas, energia e serviços. Na vertente de fund formation, tem assessorado a constituição e liquidação de veículos de investimento em private equity e respetivas gestoras, prestando apoio regulatório a outras estruturas de investimento alternativo.

Francisco Mendes da Silva – Desenvolve a sua atividade em torno da generalidade das matérias tributárias, com ênfase especial no contencioso de elevada complexidade, ao nível administrativo, judicial, arbitral, constitucional e europeu. No exercício dessa atividade, assessora algumas das maiores empresas dos sectores mais proeminentes da economia portuguesa, como a energia, o retalho, as telecomunicações, o jogo ou a construção e obras públicas.

Maria Soares do Lago – É especializada em direito bancário e financeiro. Tem uma vasta experiência em operações bancárias e financeiras incluindo financiamentos bancários, project finance, emissões de dívida (incluindo programas de emissão de medium term notes e obrigações hipotecárias), emissões de valores mobiliários híbridos, titularização de créditos e derivados. Recentemente, tem sido reconhecida como pioneira em emissões de dívida e em titularizações, assessorando frequentemente “estreias” no mercado português como a primeira emissão de green bonds e a primeira titularização green e STS.

Nuno Gundar da Cruz – Coordena a equipa de reestruturação e insolvência. É reconhecido no mercado pela sua atividade nas áreas da reestruturação e insolvência, nas suas diversas vertentes, incluindo pela sua intervenção em assuntos complexos relacionados com recuperação de empresas em situação difícil e investimento em situações de crise (distressed acquisition and investing). É um advogado com vasta experiência em processos judiciais relevantes relacionados com contencioso insolvencial, civil, comercial e criminal.

Claudia Santos Cruz – É membro do departamento de bancário e financeiro e coordena as equipas internacionais de Oil&Gas e de Shipping da Morais Leitão. A Claudia é especialista em energia e recursos minerais (petróleo & gás/mineração), aspetos internacionais e transfronteiriços relacionados com investimento estrangeiro em jurisdições da África Lusófona, direito societário, bancário e financeiro e shipping.

Irina Neves Ferreira – Tem vários anos de experiência internacional, prestando acompanhamento personalizado a clientes em assuntos que envolvam as jurisdições dos Países Africanos de expressão portuguesa na área de comercial e societário, em particular, em matéria de investimento privado, imobiliário e seguros. Presta, ainda, assessoria na negociação de contratos de investimento e aconselhamento a diversos clientes em matéria de direito mineiro.

Luís Roquette Geraldes – Presta assessoria jurídica a assuntos comerciais/societários, fusões e aquisições e capital de risco (private equity e venture capital). O Luís é coordenador da Team Genesis, onde trabalha diariamente com founders e empresas tecnológicas emergentes, nacionais e internacionais (em particular, tech e life sciences). O aconselhamento abrange todo o ciclo de vida dos projetos: investimento (convertibles, preferred rounds, venture debt, performance warrants), internacionalização (growth/scalling) e desinvestimentos (exits).

Vasco Stilwell d’Andrade – É cocoordenador da equipa de propriedade intelectual, bem como cocoordenador da Team Genesis. A sua atividade profissional centra-se na área da propriedade intelectual, nomeadamente na proteção, licenciamento, transmissão e avaliação de ativos intangíveis, colaborando frequentemente com o grupo de contencioso em assuntos envolvendo marcas, patentes, direitos de autor e segredos comerciais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.