Rui Rio não poupou nas críticas ao Governo de António Costa momentos antes da votação à proposta do Orçamento do Estado para 2022.
“A preocupação conjuntural de conseguir aprovar os Orçamentos do Estado avulso, é evidente que tinha de dar mau resultado”, disse o líder do PSD no debate de encerramento do OE 2022 esta quarta-feira, 27 de outubro.
A economia esteve sempre em destaque no discurso. “A politica orçamental errada e errática não dá esperança aos portugueses e aos mais jovens”.
“O crescimento económico nos anos anteriores à pandemia foi inferior aos concorrentes dos países de leste. O crescimento económico previsto é o recuperar da quebra”, sublinhou o social-democrata.
Rui Rio apontou que a recuperação da economia portuguesa vai ser “mais lenta” face a parceiros europeus. “Apenas no final de 2022 teremos recuperado o nível de 2019”.
“O contributo das exportações, da nossa competitividade, é praticamente nulo. Agravam-se contas externas e agravamento do país”, afirmou perante os aplausos da bancada do PSD.
Olhando para as previsões de crescimento económico no médio prazo, Rui Rio considera que as mesmas são “confrangedoras”.
O líder do PSD também avisou hoje que a bazuca de Bruxelas não vai salvar a economia portuguesa.
“O Governo está à espera que um disparo de bazuca traga o milagre da recuperação”, começou por dizer Rui Rio, referindo-se a ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Mas o PRR não vai reformar estruturalmente a economia”, alertou.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com